“DEZEMBRO VERDE” SERÁ MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE DAS CRIANÇAS

No próximo dia 26 de novembro será realizada sessão especial na Assembléia Legislativa alusiva aos 30 anos de fundação da APACN(Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia), por proposição do deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania.

Na mesma oportunidade, Leprevost lança seu projeto que institui o Dezembro Verde,como mês dedicado ao desenvolvimento de ações que visem  a integralidade da saúde da criança.

Leprevost lembra ainda que nesta sexta-feira (23) é a data nacional de Combate ao Câncer Infantil, instituída por lei, em 2008, com objetivo de estimular ações preventivas e educativas relacionadas ao câncer infantil. Dai a importância da  APACN  (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia), que comemora seus 30 anos,  cujas ações  também tem o apoio do Instituto Dr. Ney Leprevost.

E enfatiza o deputado: A APACN vem promovendo ações informativas para alertar a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença.A incidência de casos de câncer infantojuvenil é hoje uma das principais causas de morte na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil.

CONSCIENTIZAÇÃO

A proposta de Leprevost  criando o Dezembro Verde, tem o respaldo da Sociedade Paranaense de Pediatria bem como da Comissão de Assuntos Políticos da Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina e Federação Nacional dos Médicos.     

De acordo com o projeto  de lei de Ney Leprevost, durante o Dezembro Verde serão realizadas campanhas, exames e ações preventivas visando a saúde da criança, priorizando: cardiopatia congênita, retinoblastoma, coqueluche e aleitamento materno, controle da influenza, combate ao abuso sexual e violência contra crianças, prevenção de acidentes, combate ao vírus   sincicial respiratório e outras questões a serem sugeridas pela Sociedade Paranaense de Pediatria, a Secretaria Estadual de Saúde e a Pastoral da Criança.

Dezembro será o mês em que haverá ampla conscientização sobre campanhas que devem ser realizadas permanentemente em defesa da saúde das nossas crianças, afirmou Ney.

ALERTA  

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam de 4.700 a 19.000 novos casos por ano, porém apenas 3.040 são registrados.Apenas em 2012 surgiram cerca de 11.530 novos casos. Entretanto, a observação de alguns sintomas e a procura imediata de um especialista podem contribuir para o diagnóstico precoce,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dois =