“O livro é uma excelente arma contra o crime”, afirma Leprevost em sessão comemorativa ao Dia Nacional do Livro

A sessão do Dia Nacional do Livro, promovida pelo presidente da Frente Parlamentar Pró-Leitura, deputado Ney Leprevost, reuniu apaixonados por literatura de todas as gerações em um emocionante discurso pela leitura, nesta quinta-feira (05), na ALEP.

Leprevost falou sobre a importância do livro no exercício da cidadania e pediu aos presentes que trouxessem sugestões para desenvolver a leitura no Paraná: Sou testemunha da revolução que as obras literárias provocam na vida de alguém. Tomei gosto pela literatura por influência do meu avô, que lia histórias para mim. Estamos aqui hoje, não apenas para homenagear os escritores paranaenses, mas também discutir novas formas de incentivar a leitura no Estado, disse.

O deputado federal Marcelo Almeida, presidente da Frente Parlamentar Mista Pró-Leitura, enalteceu a iniciativa de Leprevost ao reunir tantos nomes importantes da literatura paranaense: Parabenizo meu amigo Ney Leprevost pelas ações que tem feito em favor da cultura e da leitura. Falo como um apaixonado por livros: é preciso que nos demos conta da magnitude das mudanças que a leitura realiza em um país. Infelizmente, a cultura ainda é um assunto periférico; são investidos apenas 2% de recursos federais no setor, mas acredito que, com ações como a de hoje, esse cenário será modificado, afirmou Almeida.

Ney também aproveitou para conclamar os presentes a transformar o livro em ferramenta contra a criminalidade: Nesse momento em que estamos amedrontados com a violência, precisamos trabalhar o conceito da preponderância do SER sobre o TER. Assim, o livro é a melhor ferramenta nesse combate contra a intolerância e o preconceito e as mais diversas formas de violência. Proponho que façamos uma revolução pacífica: a revolução dos livros e das bolas, do lápis e do caderno, da música e do teatro,  afirma Ney.

Além de escritores, membros da Academia Paranaense de Letras, Academia Paranaense de Poesia, Academia de Letras José de Alencar, representantes das bibliotecas, editores, também estiveram presentes alunos da 4ª série da Escola Estadual Angelo Trevisan, escritores do livro Meu Brasil Solidário, sob a supervisão da Prof. Maria Valdelice Paranhos, publicado em parceria com a Editora Edelbra.

Homenageados na sessão do Dia Nacional do Livro, proposta pelo presidente da Frente Parlamentar Pró-Leitura, deputado Ney Leprevost:

IN MEMORIAN
Dr. Francisco Cunha Pereira Filho, quem recebeu em nome dos familiares foi a Sra. Milena Seabra, Diretora de Marketing Corporativo da RPC Rede Paranaense de Comunicação.
Sr. Túlio Vargas,  quem recebeu foi a Sra. Lylian Vargas
Selene do Amaral Di Lenna Sperandio, sua filha Sra. Selene Sperandio Nicz

HOMENAGEM AOS ESCRITORES MIRINS
Alunos da 4ª série da Escola Estadual Angelo Trevisan, escritores do livro Meu Brasil Solidário, sob a supervisão da Prof. Maria Valdelice Paranhos, publicado em parceria com a Editora Edelbra.

HOMENAGEM AOS ESCRITORES e BIBLIOTECÁRIOS

Adélia Maria Woellner
Alzeli Basseti
Ana Lúcia Kloeppel
Andréa Lobo
Andréa Motta Paredes
Anthony Leahy
Apollo Taborda França
Ario Taborda Dergint de Rawicz
Ariosvaldo Trancoso Cruz
Áureo Monteiro Gomes Jr
Belmiro Valverde Jobim Castor
Celia Cunico
Celito Medeiros
Ceres de Ferrante
Cesar Paes Leme
Chloris Casagande Justen
Claudio Gamas Fajardo
Clemente Ivo Juliatto (Irmão)
Daria Farion
Edilberto Trevisan, representando pela Sra. Maria do Rocio Trevisan
Eliane Justi
Ernani Costa Straube
Glória Kirinus, representada pelo Sr. Gernote Kirinus
Hélio de Castro
Hélio de Freitas Puglieli
Janske Niemann , representada pela Sra. Lilia Souza
João Darcy Ruggeri
José Carlos Veiga Lopes
José Wanderley Resende
Josiane Voi Silva
Julio Rocker
Liamir Hauer
Lilia Souza
Lúis Renato Pedroso, representado pela Sra. Glaci Cardoso de Carvalho
Marcelo Almeida
Margareth Caldas Fucks
Maria Eliane Martins
Mariza Umesaki
Marta Morais da Costa
Neuza Lucia Satub
Paulo Roberto Kloeppel , representada pela Sra. Ana Julia Kloeppel
Paulo Sandrini
Rosana Miranda, representada pela Sra. Luiza Helena Snege
Roza de Oliveira, representada pelo Sr. Julio Henrique Gomes
Simone Botelho
Sônia Maria Sauaf Mazza
Teresa Brito
Vanda Fagundes Queiroz, representada pelo Sr. Willian Fagundes Lobato
Vidal Idony Stockler
Waltraud Sékula
Wandira Fagundes Queiroz

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dezoito =