notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Comissão de Saúde dá apoio ao projeto do senador Flávio Arns

Compartilhe!

Senador comparece à reunião da Comissão e tira dúvidas de deputados

Nesta segunda-feira o senador Flávio Arns participou de uma reunião da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa para pedir apoio dos deputados para um projeto de sua autoria.

Trata-se de uma matéria que estipula que o Poder Público tem a obrigação de atualizar anualmente a lista do SUS de remédios excepcionais para doenças crônicas e, que, caso algum cidadão necessite de medicamentos não contidos na lista, o governo estadual ou municipal deve disponibilizá-lo, sendo ressarcido pela União na seqüência.

“O projeto do senador Flávio Arns é muito interessante e contempla as necessidades das pessoas que utilizam remédios excepcionais”, avalia o deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde. Diante da explanação de Arns, os deputados da Comissão comprometeram-se a apoiá-lo de forma irrestrita nesta matéria, e irão enviar a diversas autoridades como os senadores Tasso Jereissati, Paulo Paim, deputado federal Rafael Guerra, presidente da Frente Parlamentar da Saúde, o Ministro da Saúde e o presidente da República, uma moção de apoio ao projeto do senador.

Outro aspecto levantado pelos deputados da Comissão de Saúde, foi a possibilidade do estado do Paraná desenvolver uma lista própria de medicamentos excepcionais elaborada por uma Câmara técnica especializada. “Se essa lista paranaense for concretizada, arrisco-me a dizer que o Paraná poderá ser um exemplo para os outros estados.”, disse o senador. O deputado Stephanes Junior também ressaltou a necessidade de uma solução para o problema dos remédios: “Em função do momento que estamos passando aqui no Paraná, mais do que nunca este projeto é importante”, disse.

Compareceram à reunião convocada pelo deputado Ney Leprevost, que preside a Comissão de Saúde, os deputados Marcelo Rangel (PPS), Stephanes Junior (PMDB), Tadeu Veneri (PT), Rosane Ferreira (PV), Teruo Kato (PMDB), Elton Welter (PT), Antonio Belinati (PP), Edson Strapasson (PMDB) e Luis Malucelli (PSDB). O deputado Strapasson, que não é membro da Comissão, fez questão de elogiar o desempenho desta: “Parabenizo esta Comissão pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo”. Veneri e Malucelli, complementaram as falas do deputado peemdebista elogiando Leprevost pela forma como vem conduzindo os trabalhos da Comissão.
 
Falta de medicamentos persiste

Além dos deputados estaduais da Comissão de Saúde e alguns outros interessados, também estiveram presentes na reunião, representantes de duas Associações que representam doentes que necessitam de medicamentos excepcionais. São eles: Jorge Magno Lima, presidente da Associação Paranaense dos Portadores de Parkisonismo; e Sérgio Sampaio, presidente da Associação de Assistência a Mucovisidose.

Na ocasião, os representantes das Associações também declararam seu apoio ao projeto do senador Arns, e relataram aos presentes que a regularização dos remédios de que necessitam ainda não está efetivada.

“Na última semana recebemos todos os medicamentos que precisávamos, mas em uma quantidade que durou para apenas três dias. A nossa situação está muito complicada, pois sem os remédios, os doentes de mal de Parkinson sofrem conseqüências graves como a paralisação de certas partes do corpo, o que acarreta o uso de cadeira de rodas”, declarou Jorge Magno.   

O presidente da Comissão de Saúde, Ney Leprevost, afirmou que continuará pressionando o governo para que tome atitudes urgentes para a liberação dos remédios, e lembrou que ainda não recebeu resposta do ofício que enviou ao governador Requião há quase uma semana relatando quais remédios estão faltando de acordo com as seis Associações que compareceram à Comissão de Saúde.

Atividades

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa tem a próxima reunião marcada para esta quinta-feira, quando os deputados integrantes irão realizar uma audiência pública na cidade de Ponta Grossa, a pedido do deputado Marcelo Rangel. Na ocasião serão debatidos assuntos como a falta de leitos de UTI e o problema na distribuição de medicamentos excepcionais na região dos Campos Gerais.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados