notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney vai tentar derrubar veto de Requião

Compartilhe!

Governador alega inconstitucionalidade em projeto que proíbe discriminação

No último mês de junho a Assembléia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei do deputado Ney Leprevost que proíbe a discriminação aos portadores de epilepsia no estado. Após aprovação no plenário da Casa, o projeto de Leprevost seguiu para o governado do Estado para a sanção definitiva da matéria e a sua transformação em lei estadual. Porém, não foi o que aconteceu.

Segundo Leprevost, o governador Requião vetou o projeto alegando sua inconstitucionalidade. “Não quero acreditar que a atitude do governador teve cunho político. Acredito que ele foi induzido ao erro por alguém de sua assessoria”, afirma Ney.

É importante ressaltar que antes de chegar ao plenário, todos os projetos de lei elaborados pelos deputados estaduais passam pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia, que julga a constitucionalidade da matéria. Neste caso específico, o relatório da CCJ foi favorável por unanimidade e teve redação do deputado Luis Carlos Martins.

Outro aspecto importante neste projeto, é que ele já é lei no município de Curitiba, também por autoria de Ney. Desde 22 de dezembro de 2005, os portadores de epilepsia estão amparados na capital do Paraná pela lei nº 11.654.

O presidente da Associação Paranaense dos Portadores de Epilepsia, Sérgio Gurgel, acredita que o projeto de Leprevost é válido: “Com a iniciativa de Ney Leprevost, os portadores de epilepsia terão amparo legal em casos de discriminação em ambiente de trabalho, que muitas vezes culminam em demissões, e até quando necessitam de atendimento de emergência, quando em alguns casos são confundidos com bêbados e drogados. O projeto é muito válido”.

Em aproximadamente 30 dias o projeto deve voltar à Casa para outra votação, em que os deputados decidem por derrubar ou manter o veto do governo. “A aprovação desse projeto na Assembléia significou um avanço contra atos discriminatórios que ocorrem por falta de cultura e de informações sobre a epilepsia, e o veto do governador está significando um atraso. Espero que os outros deputados tenham essa visão e derrubem este veto injustificável”, afirma Leprevost.

De acordo com a matéria, considera-se discriminação impedir que os portadores de epilepsia façam inscrição em concursos, degradar a imagem social do portador, recusar atendimento médico, entre outros atos. As penalidades para quem descumprir a determinação variam entre multa e cassação definitiva do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados