notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Estado emergencial dos hospitais psiquiátricos motiva reunião na Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa

Compartilhe!

Em recente conversa com o presidente da Comissão de Saúde, o diretor de Psiquiatria do SINDIPAR (Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná), Dr. Osmar Ratske, classificou a situação dos hospitais psiquiátricos como catastrófica: “Tendo em vista a não atualização dos valores de diárias, os leitos remanescentes serão brevemente fechados e haverá dessassistência maior ainda do que a que já existe”. Ou seja, atualmente o sistema psiquiátrico do Estado encontra-se com falta de leitos de UTI, e ainda sofre com o não reajuste da tabela de procedimentos do SUS.

Para discutir o assunto, a pedido da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (FEHOSPAR) o presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost, convocou diversas entidades e associações envolvidas nesta área para debater a assistência psiquiátrica no Paraná.

Segundo o departamento psiquiátrico da FEHOSPAR, a Secretaria Estadual de Saúde vem sendo alertada desde maio de 2006 para o colapso da rede hospitalar da especialidade. Para se ter uma idéia da defasagem da tabela do SUS, o valor real de uma diária hospitalar na psiquiatria é de R$ 68,91, e o valor repassado pelo SUS atinge apenas R$ 18,46 gerando uma defasagem de 273,07%. 

De acordo com Ney Leprevost os hospitais psiquiátricos conveniados como SUS encontram-se em iminente risco de suspensão de atendimento à população paranaense carente, dada a incapacidade financeira dos mesmos.

Foram convidados para a reunião o Secretário Estadual de Saúde, Cláudio Xavier; o diretor de Psiquiatria do SINDIPAR, Dr. Osmar Ratske; diretor da ala psiquiátrica do Hospital Nossa Sra. Da Luz, Dr. Dagoberto Requião; o presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Dr. Marco Antonio Bessa; a diretoria e Câmara Técnica da CRM (Conselho Regional de Medicina); a diretoria psiquiátrica da FEHOSPAR e representantes de hospitais psiquiátricos de todo o Paraná.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados