notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Comissão de Saúde apóia reivindicação da classe médica do Paraná

Compartilhe!

Classe médica e deputados encaminham manifesto a Lula por aumento nos repasses do SUS e ao Governo estadual pelo cumprimento da Emenda 29

“Sem condições materiais, não se pratica a virtude”. A frase de Santo Agostinho foi dita pelo representante do Conselho Regional de Medicina, Dr. Hélcio Soares, para ilustrar a situação vivida pela classe médica no Paraná em reunião nesta quarta-feira (05) com a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa.

De acordo com os representantes das entidades e associações presentes, um dos principais problemas é a falta de reajuste do repasse do SUS para procedimentos médicos. O Dr. Gilberto Pascolat, da Associação Médica do Paraná, afirmou que os valores repassados hoje, são os mesmos há mais de doze anos. “Trabalho como pediatra, e por todas as minhas consultas recebo R$ 2,04. Esse valor é risório e o que está acontecendo é que diversos médicos estão se descredenciando do SUS porque nós também temos que sobreviver”, exemplifica ele.

A necessidade do estabelecimento de um Plano de Cargo, Carreira e Salários também foi destacada pelos presentes. Segundo o Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, “o Plano de Carreira e Salários é um anseio da classe médica há muito tempo e é condizente com a importância da profissão”.

Outra adversidade comentada pelo Dr. Alceu Pacheco Junior, presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, é a desestruturação de atendimento nas unidades básicas de saúde: “Existem muitas situações das Unidades de Saúde 24 horas que poderiam ser resolvidas em unidades básicas, como por exemplo casos de diabete. Essa desorganização acarreta filas de espera de 5 horas, tempo que pode converter alguns casos simples em problemas mais sérios”, explica o Dr. Alceu.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, Dr. Mário Ferrari, comentou sobre o não cumprimento da Emenda 29, que segundo ele foi implantada tardiamente e ainda não está regulamentada.

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio de dois representantes, colocou-se à disposição para lutar junto à regulamentação da Emenda 29, e elogiou a atuação da Comissão de Saúde da Casa. ”Nunca vi uma Comissão da Assembléia trabalhar tanto como essa. Parabenizo o deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão, por sua atuação”, elogiou o Dr. Manoel Guimarães.

Diante do quadro apresentado, o deputado Ney Leprevost, que preside a Comissão, anunciou o encaminhamento de um Manifesto ao presidente Lula, ao Ministério da Saúde e ao Governo estadual, assinado por todos os presentes, pedindo a regulamentação da Emenda 29 e o reajuste nos repasses do SUS. Ainda solicitou que o Sindicato dos Médicos do Paraná encaminhe a Comissão uma proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Salários para que esta seja encaminhada ao executivo.

“Como legisladores estamos ouvindo as reivindicações, detectando problemas, expondo idéias, e cobrando resultados. A nossa função é de fiscalizar o executivo, e é isso que estamos fazendo”, afirmou o deputado Ney Leprevost.

Presenças 

Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná e vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos, Dr. Mário Ferrari; os representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Máximo Bruno Ducci e Dr. Manoel Antônio Guimarães; os representantes da Associação Médica do Paraná, Dr. Gilberto Pascolati e Dr. Alceu Pacheco Junior; o vice-presidente da Associação Médica Brasileira, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho; os representantes do Conselho Regional de Medicina, Dr. Hélcio Soares e Dr. Romeu Bertol, além dos deputados Ney Leprevost, Marcelo Rangel, Teruo Kato, Rosane Ferreira e Dr. Batista.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados