notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Classe médica realiza ato público em prol do aumento do repasse do SUS

Compartilhe!

Dia do Médico na Assembléia Legislativa é marcado por reivindicações dos profissionais da área

Nem só homenagens marcaram o Dia do Médico deste ano. A data, comemorada em 18 de outubro, também foi de protesto na Assembléia Legislativa do Paraná. Por iniciativa do deputado Ney Leprevost, diversas autoridades na área médica reuniram-se ontem (18) no Plenarinho da Casa para reivindicar o aumento do repasse do SUS ao estado do Paraná.

O evento foi chamado de “Grito de São Lucas”, padroeiro dos médicos, que tornou-se conhecido como o médico das almas e dos homens. “Estamos aqui não só para homenagear e agradecer as pessoas que ajudam a saúde do estado, mas também para cobrar dos governos federal e estadual melhorias neste setor”, afirmou Leprevost.

Na ocasião, o parlamentar discursou ressaltando as principais reivindicações da classe médica do País, que são: o aumento do repasse do SUS ao Paraná; a regulamentação da Emenda 29, que estabelece os gastos mínimos no orçamento com a saúde pública; o fim do desvirtuamento da CPMF; e o estabelecimento de um Plano de Cargos, Carreira e Salários para a classe.

“Os médicos representam hoje a instituição de maior confiabilidade do País. 85% das pessoas confiam neles. Porém, para que eles possam continuar cumprindo seu trabalho, as autoridades precisam dar melhores condições”, explicou Ney. Ainda segundo o deputado, de agosto de 2006 a julho de 2007, 738 mil internamentos hospitalares ocorreram pelo SUS. “Milhares de cidadãos dependem do atendimento pelo Sistema Único de Saúde, e milhares de médicos dependem do repasse do governo federal para realizar um bom atendimento. A defasagem da tabela do SUS compromete vidas”, disse ele.

Para marcar posição sobre o assunto, os presentes cantaram o hino nacional com as luzes do Plenarinho apagadas e velas acesas nas mãos e assinaram um documento pedindo o aumento do repasse do SUS que será enviado ao Presidente da República.

O presidente da Associação Médica Paranaense, Dr. José Fernando Macedo, destacou que é com muita tristeza que os médicos vêem a situação em que se encontra a saúde pública. “Eu rasgo o meu diploma se todos que estão aqui, ao irem embora, visitarem um hospital público e não encontrarem pelo menos dez pacientes em macas nos corredores”, disse o Dr. Macedo.

O Dr. Jurandir Marcondes Ribas, vice-presidente da Associação Médica Brasileira, agradeceu a Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo deputado Leprevost, “que há tempos vem se preocupando e ajudando a saúde do Paraná”.

Para finalizar, o deputado Ney Leprevost, citou um adágio francês do século XVII em alusão ao trabalho dos médicos: “Curar às vezes, aliviar freqüentemente, consolar sempre”.

Presenças

Diversas autoridades estavam presentes na sessão solene que marcou o dia do Médico na Assembléia Legislativa. Dentre elas, o Dr. Moyses Paciornik, que foi homenageado com uma placa de menção honrosa; o Dr. Jurandir Marcondes Ribas, vice-presidente da Associação Médica Brasileira; o Dr. José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica Paranaense; o Dr. Mário Antonio Ferrari, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná; o Dr. Paulo Roberto Zanicotti, diretor da 1º regional de saúde de Paranaguá; o Dr. Osmar Ratzke, secretário regional – Região Sul da Associação Brasileira de Psiquiatria; o Dr. Sérgio Fonseca Tarle, presidente da Academia Paranaense de Medicina.   

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados