Paraná entre os estados com maior número de casos de câncer previstos para 2008

Leprevost pede conscientização da sociedade e mais ações preventivas do Governo

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost, pronunciou-se neste 08 de abril sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer. É importante ressaltar esta data para que as pessoas nunca esqueçam dos cuidados e precauções que devem tomar em relação a essa doença, que hoje é a segunda causa de mortes no Brasil, disse o parlamentar.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), câncer ou neoplasia é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais. Estimativa da Incidência do Câncer no Brasil, revela que 231.860 casos da doença surgirão entre homens neste ano, sendo os tipos mais incidentes o de pele e de próstata. Outro dado apontado é o de que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina serão os estados com o maior número absoluto de casos de câncer previstos para 2008.

Se o governo se unir com toda a sociedade para levar informações básicas ao povo, esses números poderão não se concretizar. Precisamos de mais prevenção, principalmente nos municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), afirma Ney.

Para o deputado, conscientizar a população nunca é demais. Recomendações como atividade física regular, alimentação rica em hortaliças, frutas e cereais e controle de carne vermelha e bebida alcoólica devem ser levadas ao conhecimento da população. Além disso, o Governo deve estimular os exames preventivos, principalmente em relação ao câncer de mama e de próstata, diz o parlamentar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *