Ney Leprevost é o 1º parlamentar a receber o título de Guerreiro da Saúde pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões

A homenagem foi entregue na última terça-feira em meio a renomados médicos, voluntários e autoridades

É reconfortante saber que dentre nossos legisladores encontramos alguém que lute como nós, de maneira incansável, pela saúde. A frase é do mestre do Colégio Brasileiro de Cirugiões, Dr. Alexandre Coutinho Teixeira de Freitas, que na noite da última terça-feira (03) entregou, em nome da entidade, o título de Guerreiro da Saúde para o deputado estadual Ney Leprevost.

A homenagem aconteceu no auditório do Hotel Bourbon e foi dada pela primeira vez a um parlamentar. Quero dividir esta homenagem com todas as pessoas que trabalham voluntariamente nos hospitais, com os médicos que dedicam horas de estudo para melhorar a vida das pessoas, com os funcionários dos hospitais. Ninguém faz nada sozinho, e se sou homenageado hoje, é porque muitas pessoas me ajudaram, disse Ney. 

O evento contou com a presença dos mais renomados médicos do estado e voluntários de hospitais e entidades filantrópicas como Dr. José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná; Dr. Gerson Zafalon Martins, presidente do Conselho Regional de Medicina; Dr. Jurandir Marcondes Ribas, vice-presidente da Associação Médica do Brasil; Dr. Giovanni Loddo, diretor do HC; Dr. Moyses Paciornik, que introduziu o parto de cócoras no Brasil; Dr. Borges da Silveira, ex-Ministro da Saúde; Janice Gastaldon, Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Dr. Sérgio Tarlet, Presidente da Academia Paranaense de Medicina; Fernando Miranda, Cônsul da República do Equador e Presidente dos Amigos do Hospital de Clínicas, entre outros.

Já dentre as autoridades públicas estavam o Secretário de Governo Municipal, Rui Hara representando o Prefeito Beto Richa; Secretário de Assuntos Metropolitanos, Domingos Caporrino; presidente do IPPUC, Augusto Canto Neto; Secretário Municipal Anti Drogas, Fernando Francischini; os deputados Duílio Genari e Nelson Justus, que é presidente da Assembléia Legislativa. Sinto-me muito feliz de estar representando os 53 deputados da Assembléia. De certa maneira, também sinto-me homenageado, porque temos em nossa Casa de leis alguém que não só faz a sua lição de casa, como também orgulha a todos nós, declarou Justus na ocasião.

A trajetória política de Ney Leprevost foi lembrada pelos presentes como uma incansável luta por melhorias nas condições de saúde dos paranaenses. Entre as principais realizações, foram citados projetos de lei de iniciativa de Ney como a criação do Dia do Rim para divulgação do exame de creatinina, a obrigatoriedade de disponibilizar aparelhos desfibriladores cardíacos em locais públicos,  a instituição de campanhas de prevenção e controle de hepatites, etc.  Outra realização de Leprevost que recebeu destaque foi a linha de ônibus Inter Hospitais, criada há 11 anos.

Ney se sobressai em tudo que ele faz. Ele está surpreendendo pela sua preocupação na área. Nós, do Hospital Erasto Gaertner, temos recebido uma atenção muito especial dele. Certamente esse prêmio é mais do que justo, pois ele se dedica de corpo e alma pela saúde, opinou a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Janice Gastaldon.

Saúde tem que ser prioridade, tem que ser um compromisso inadiável. A saúde é minha luta para o resto da vida. No dia em que eu não puder mais defender melhorias nesta área em minha vida pública, eu prefiro me retirar dela, finalizou Ney.

Repercussão

A homenagem dada a Ney Leprevost pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões repercutiu por todo o Estado. Nesta semana, o parlamentar recebeu manifestações de apoio e congratulações de diversas personalidades.

O Conselheiro do Tribunal de Contas, Hermas Brandão, foi um deles: Cumprimento-o pelo brilhante trabalho que vem desempenhando frente ao Legislativo Paranaense, principalmente na área da saúde, e votos que homenagens como esta sejam constantes em sua vida de homem público preocupado com o bem estar da população de nosso Estado.

Outro que não deixou de cumprimentar Leprevost, foi o Prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Costa Meyer. Conhecedores de sua atuação, em prol do desenvolvimento do setor de saúde em todo do Estado do Paraná, e pela defesa dos interesses dos usuários desses serviços públicos, classificamos a homenagem como justa e muito merecida, disse o prefeito.

Dentre a classe médica, Ney recebeu cumprimentos da diretoria do Hospital Pilar, da Clínica CETAC, do Conselho Regional de Medicina do Paraná, da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade do Estado do Paraná. Somos solidários e gratos ao emprenho e energia que seu mandato dedica à saúde de paranaenses e brasileiros, opinaram José Álvaro da Silva Carneiro e Ety Cristina Forte, do Hospital Pequeno Príncipe.

Também a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná, a Associação dos Hospitais do Estado do Paraná e o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná fizeram questão de destacar a homenagem dada a Leprevost: A classe hospitalar paranaense congrutala-se com o eminente deputado pelo recebimento da comenda denominada Guerreiro da Saúde, em iniciativa feliz e por demais oportuna do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Alinhamo-nos a tal deferência, que expressa o reconhecimento ao incansável trabalho empreendido por Ney, contemplando prestadores e usuários dos serviços com projetos de relevância em prol das causas da saúde, com reflexos em melhor infra-estrutura, assistência e indicadores de saúde.  

Parabenizo o Ney por sempre estar ao lado dos pacientes e pela viabilização da manutenção da assistência e modernização dos estabelecimentos de ensino e saúde. Nos juntamos às homenagens do Colégio Brasileiro de Cirurgiões por sua atuação impecável à frente da Comissão de Saúde, onde importantes conquistas já foram realizadas e outras mais seguirão sendo implementadas, parabenizou a diretoria de Psiquiatria da FEHOSPAR (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná) Maria Emília Parisoto Mendonça. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *