notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Alcoolismo é uma doença?

Compartilhe!

Alcoolismo, o que é?

O alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerado doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, chegando a conseqüências irreversíveis. A pessoa dependente de álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

Quais os sintomas do álcool no organismo?

O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool de aguardente, por exemplo, vem da fermentação da cana-de-açúcar e o da cerveja, da fermentação da cevada. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sangüínea suas moléculas são levadas ao centro do sistema nervoso, o cérebro.

A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição de substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante o processo de digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo.

Quais são as doenças que o alcoolismo pode provocar?

As inflamações geralmente causadas pelo álcool no organismo são:

-Gastrite, quando ocorre no estômago;
-Hepatite alcoólica, no fígado;
-Pancreatite, no pâncreas;
-Neurite, nos nervos.

Como tratar o alcoolismo?

Para se livrar do alcoolismo, é essencial que o dependente esteja disposto a curar-se da doença. É fundamental o acompanhamento médico e psicológico na etapa inicial de desintoxicação, pois tanto o estado físico quanto o emocional podem sofrer variações extremas. 

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados