notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

COMISSÃO DE SAÚDE FAZ LEVANTAMENTO DE VÍTIMAS DO VIOXX NO PARANÁ

Compartilhe!

COMISSÃO DE SAÚDE FAZ LEVANTAMENTO DE VÍTIMAS DO VIOXX NO PARANÁ

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa está fazendo um levantamento das vítimas do antiinflamatório Vioxx no Paraná, retirado do mercado mundial em 2004, sob a suspeita de aumentar os riscos de derrames e ataques cardíacos.

A pesquisa serve para identificar pessoas que possam ter sido afetadas pelo antiinflamatório. Segundo estudos feitos pelo próprio fabricante Merck & Co.,  o  consumo diário de 25 miligramas do Vioxx, por mais de dezoito meses, dobra os riscos de infartos e derrames no tratamento. O problema é que a fabricante Merck já sabia que o medicamento causava essas reações colaterais há pelo menos 4 anos antes de sua retirada do mercado mundial. Neste período o remédio rendeu altos lucros à empresa e ninguém tomou providencia alguma, disse a advogada Priscila Kei Sato.

Lançado, em 1999, o Vioxx foi anunciado como um dos remédios mais eficazes para tratar a dor das vítimas de artrite. Prometia acabar com a dor sem efeitos colaterais. Consumido por 84 milhões de pessoas em mais de oitenta países, o antiinflamatório transformou-se referência no mercado brasileiro.

O levantamento dos dados deve ficar pronto dentro de alguns meses, e está sendo feito com base nos atendimentos feitos pelos hospitais municipais e estaduais do Paraná. O presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost, disse que os dados poderão servir de subsídios para futuras providências contra o laboratório americano.  A situação é lamentável, a comercialização desse remédio visou apenas o lucro da empresa e colocou em segundo plano o bem-estar dos pacientes, comenta Ney. No Brasil, o Vioxx liderava a lista dos antiinflamatórios mais vendidos.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados