notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

NEY LEPREVOST É FAVORÁVEL AO PROJETO DE LEI PARA COIBIR RADIOGRAFIA ODONTOLÓGICA SEM NECESSIDADE TÉCNICA

Compartilhe!

 

O deputado Ney Leprevost se posicionou favorável a aprovação do projeto de lei que visa proibir exames de radiografia odontológica que não tenham objetivo de diagnosticar ou tratar alguma doença e contra o veto do governador ao Projeto de Lei nº 379/2013 do deputado Anibelli Neto.

O que ocorre, segundo relatou o Conselho Regional de Odontologia (CRO), é que operadoras de planos privados de assistência à saúde exigem dos cirurgiões dentistas, como comprovação dos serviços prestados, a tomada radiográfica sobre os pacientes, expondo-os aos efeitos biológicos da radiação, sem a necessidade técnica, e sim com o objetivo exclusivo de comprovação dos procedimentos realizados, o que contraria a orientação especializada sobre o assunto.

Ney explica que a exposição direta à radiação se justifica unicamente quando há uma necessidade comprovada de diagnosticar ou tratar um problema de saúde. “Este procedimento deve ser solicitado levando em consideração os benefícios do diagnóstico em relação ao risco da exposição do paciente à radiação. O uso desnecessário deste procedimento por períodos prolongados pode causar inclusive câncer”, afirmou.

O parlamentar sugere que, sempre que possível, se utilize método
alternativo igualmente eficaz de menor nocividade. “Sendo inevitável o exame radiográfico, o procedimento deve ser realizado seguindo os padrões técnicos reconhecidos, com aparelhos revisados, utilizando equipamentos de proteção no paciente e no profissional com a intenção de minimizar os efeitos radiológicos ao mínimo aceitável”, concluiu.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados