notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost propõe exame oftalmológico para crianças na primeira série

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual de Saúde e Cidadania, protocolou projeto de lei que institui a apresentação de exame oftalmológico gratuito, para todas as crianças que se matricularem na primeira série do ensino fundamental, nas escolas da Rede Estadual e Particulares do Estado do Paraná.

De acordo com o texto, a instituição de ensino deverá, no ato da matrícula, cobrar a entrega do exame-médico oftalmológico da criança. Caso a criança não tenha realizado o exame, a instituição deverá encaminhar o aluno para os serviços de saúde que realizam o teste de forma gratuita para garantir a realização da avaliação médica no prazo máximo de 30 dias a partir da data da matrícula.

A maior causa da evasão escolar são os problemas de visão que respondem por 22,9% dos casos. Especialistas apontam que 5% das crianças brasileiras são cegas de pelo menos um olho e 60% dos casos de cegueira são evitáveis.

A maior causa de cegueira monocular na infância é a ambliopia ou olho preguiçoso que atinge 4% das crianças brasileira e que ocorre quando o desenvolvimento de um olho fica comprometido. O diagnóstico antes dos 7 anos permite que o tratamento seja feito com a oclusão do olho de melhor visão para forçar o desenvolvimento do outro.

Para o autor do projeto deputado Ney Leprevost “a realização do exame oftalmológico completo, no ato da matrícula, na primeira série do ensino fundamental, vai possibilitar o tratamento da doença no início do aprendizado infantil e melhorar o aprendizado das crianças com dificuldades de visão”, afirmou.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados