notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost protocola projeto reconhecendo o Futsac como esporte criado no Paraná

Compartilhe!

O deputado estadual Ney Leprevost protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que reconhece o Futsac como modalidade esportiva criada oficialmente no Estado do Paraná.

Desenvolvido por Marcus Juliano Ofenbock, o Futsac é uma mistura de Futevôlei, Tênis e Futebol, praticado com uma pequena bola recheada de plástico granulado, disputado em uma quadra que mede 10 metros X 5 metros, com uma rede divisória de 1,5 metros de altura. O objetivo do jogo é derrubar a bola no campo adversário, sem utilizar as mãos, apenas os pés, pernas, tronco e a cabeça. As partidas são disputadas em 3 sets e vão até 21 pontos.

O primeiro campeonato de Futsac aconteceu em 2007 na cidade de Curitiba. Em 2008 o esporte foi reconhecido pela prefeitura da capital do Paraná como a primeira modalidade esportiva criada na cidade. No mesmo ano foi realizado o primeiro campeonato nacional de Futsac com atletas do Paraná e Santa Catarina. Em 2009 foi criada a Federação Paranaense de Futsac – FPFSAC. Em 2010 foram construídas as primeiras quadras públicas de Futsac no Parque Barigui. No ano de 2013 foram criadas a Federação Catarinense de Futsac – FCFSAC e a Federação Gaúcha de Futsac – FGSAC.

No final de 2013 foi criada a Confederação Brasileira de Futsac – CBFSAC, com sede em Curitiba. A cerimonia de oficialização do Futsac como esporte curitibano aconteceu na Praça Oswaldo Cruz, no dia 29 de março de 2014, data do aniversário de Curitiba.

Para o deputado “é muito interessante ter um esporte criado por um curitibano e que já possui federações pelo país. Nós temos que estimular as nossas crianças, os nossos jovens a praticarem esporte. Esporte é vida, esporte é saúde, esporte é um instrumento formidável para manter as crianças dentro da escola, longe do crime, longe da violência. Parabéns aos criadores do Futsac”, disse Ney.

Saiba mais sobre o Futsac acessando www.futsac.com.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados