notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Leprevost responsabiliza Ministério da Saúde pelas mortes por gripe no Paraná

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, responsabilizou o Ministério da Saúde pela morte por gripe de 13 pessoas no Paraná neste ano.

“É extremamente preocupante saber que o número de óbitos por gripe no Paraná está aumentando e, vale lembrar, que ainda faltam 2 meses para o fim do inverno”, afirmou Ney.

Leprevost fez vários pronunciamentos e pedidos junto ao Ministério da Saúde pelo fornecimento gratuito da vacina contra a gripe “Influenza A-H1N1” a todas as pessoas residentes no Paraná que desejarem, independente de integrarem ou não o grupo de risco, que é composto por presos, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres de até 45 dias após o parto (em puerpério) profissionais de saúde, além dos doentes crônicos.

Segundo Leprevost a realidade climática do Sul é diferenciada. “Devido ao frio, as pessoas ficam em ambientes mais fechados e a proliferação do vírus é maior. Por isso é necessário à vacinação de todos os paranaenses”, disse Ney.

E complementou: “Ao impedir o acesso de todas pessoas à vacinação gratuita contra o vírus Influenza A–H1N1, a União está a lhes negar não apenas o direito à saúde, como também, em última análise, o próprio direito à vida, em flagrante desrespeito aos princípios fundamentais da Constituição Federal”.

Leprevost também defende a liberação para todos os paranaenses que forem diagnosticados com a doença pneumocócica, da vacina polissacarídica (Pneumocócica 23-valente) e as vacinas conjugadas (pneumocócica 10-valente, também conhecida por Synflorix e pneumocócica 13-valente, conhecida por Prevenar 13), que protege, entre outras doenças, contra as meningites bacterianas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, de janeiro até julho foram confirmados no Estado 13 óbitos por gripe e 32 por meningite, seja ela viral ou bacteriana. Das 13 mortes por gripe registradas no Paraná desde janeiro, dez dizem respeito a pacientes com doenças crônicas pré-existentes, o que pode ter contribuído para o óbito.

Em 2015, foram notificados no Paraná 280 casos de gripe e 537 de meningite somando todos os subtipos dessas doenças.

(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados