notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Leprevost alerta para aumento de casos de sarampo, caxumba e coqueluche

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, demonstrou preocupação com a informação divulgada pelo Ministério da Saúde sobre o aumento dos números de casos de sarampo, caxumba e coqueluche no país

De acordo com o Ministério, o aumento de casos se deve ao relaxamento dos pais em relação à vacinação dos filhos. No passado estas doenças foram praticamente eliminadas no Brasil graças à introdução de vacinas.

“É inadmissível e preocupante a falta de uma campanha forte e incisiva de divulgação por parte do Governo Federal para alertar os pais sobre os riscos de não vacinar suas crianças contra a caxumba, coqueluche e o sarampo. Não é porque estas doenças não são mais circulantes que elas estão controladas”, afirmou Leprevost.

Segundo dados do Ministério, a incidência de coqueluche aumentou dez vezes em apenas três anos, casos de caxumba têm se tornado mais frequentes em Estados como São Paulo e Rio de Janeiro e um surto de sarampo acaba de atingir o Nordeste. No Paraná, em 2014, foram registrados 954 casos de coqueluche e, desde 2000, não há casos confirmados de sarampo. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná a caxumba não se enquadra nos dados de “Notificação Obrigatória” e, a pasta, não tem informações sobre esta doença, ficando a cargo dos municípios.

Leprevost lembra que é necessária a vacina principalmente para as pessoas que viajaram ao exterior e ainda não foram imunizadas.

Confira os principais sintomas das doenças:

Sarampo: mal-estar, febre alta, coriza, tosse e fotofobia – incômodo ocular em lugares iluminados. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Caxumba: febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.

Coqueluche: Espirros e corrimento nasal, tosse, olhos lacrimejando, febre baixa em alguns casos.

(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados