notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost cobra vacina contra “herpes-zóster” para os paranaenses

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, está cobrando do Governo Estadual a distribuição da vacina contra o herpes-zóster, também conhecido como o vírus da varicela ou vírus da catapora.

De acordo com os especialistas, o grande problema do herpes-zóster é que ele pode causar aos portadores uma dor intensa, que muitas vezes impossibilita movimentos simples, como vestir uma peça de roupa, deitar na cama ou até mesmo se mexer.

Desde abril de 2014, está liberada no Brasil uma vacina em dose única específica contra o herpes-zóster – Zostavax – aprovada pela Anvisa para ser ministrada a partir dos 50 anos. Na prática, qualquer indivíduo que teve catapora ou contato com o seu causador, o vírus varicela zóster, pode em algum momento ter herpes zóster. Mas como o tempo de incubação é longo, mais de 60% dos casos ocorrem após os 50 anos, por isso a indicação da vacina é para pessoas a partir desta faixa etária. Além de reduzir a possibilidade de reativação do vírus, essa vacina previne a incidência da nevralgia pós-herpética e seus quadros dolorosos.

O deputado Ney Leprevost encaminhou ofício a Secretaria Estadual de Saúde, pleiteando à imunização da população paranaense a partir dos 50 anos. “Mesmo que a doença já tenha aparecido, vale a pena tomar a vacina, pois ajuda a reduzir a dor aguda ou crônica que costuma vir associada ao herpes”, disse.

Importante lembrar que existem oito vírus diferentes da família Herpes que podem causar doença em humanos. Os Herpes tipo 1 (herpes oral), 2 (herpes genital) e 3 (herpes-zóster) provocam quadros semelhantes de lesões de pele que podem reaparecer após um período variável de ausência de sintomas. A vacina é somente para o tipo 3.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados