notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Uma em cada 12 mulheres pode ter câncer de mama

Compartilhe!

Lei da Mamografia, que completa seis anos no Estado, visa diminuir esse número e prevenir a doença.

Já se passa seis anos que foi aprovada a Lei da Mamografia, de autoria do Deputado Estadual Ney Leprevost, que garante exame na rede pública de saúde para todas as mulheres acima de 35 anos no Estado do Paraná.

Para se ter uma ideia da importância dessa Lei, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o que mais mata atualmente. Estima-se que 58 mil novos casos da doença surjam em 2016 e que o número de mortes dobre até o ano de 2030. As estatísticas podem ser ainda mais alarmantes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, mais de 75% das mulheres entre 50 e 65 anos, não fazem o exame de mamografia regularmente. “Isso não pode acontecer, a detecção do câncer de mama em estágio inicial, através da mamografia, pode evitar oito de cada dez casos em que a doença é constatada”, explica Ney Leprevost.

A Lei foi aprovada em maio de 2010, em gestão do governador Orlando Pessuti, e obrigou todos os municípios com mais de 30 mil habitantes no Paraná a terem mamógrafos à disposição em hospitais públicos ou postos de saúde. “O exame realizado com o aparelho é fundamental, já que muitas vezes apenas o exame de toque pode ser insuficiente, detectando a doença já em estado avançado”, alerta o deputado.

O sintoma mais comum da doença é o surgimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama incluem dor, descamação, ulceração ou alterações da pele que reveste o mamilo, além de secreção papilar. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. É bom se prevenir mesmo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

(Via #EquipeNL)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados