notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost propõe política de captação, armazenamento e aproveitamento da água no Estado do Paraná

Compartilhe!

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Desse total, 97,4% está nos oceanos em estado líquido. A água dos oceanos é salgada e precisa de tratamento para ser consumida. A água em estado líquido também aparece em rios, lagos e represas, infiltrada no solo, nas rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos é chamada de água doce e corresponde a apenas 2,6% do total de água do planeta.

Cerca de 1,8% da água doce é encontrada em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos pólos e no topo de montanhas muito elevadas. As águas subterrâneas correspondem a 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos.

O Brasil detém 13% das reservas de água doce do planeta, porém a taxa de desperdício é elevada e a situação se agrava diante da crise hídrica que o país enfrenta. Com o objetivo de evitar o desperdício da água, o deputado Ney Leprevost, protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que cria no Estado do Paraná uma política de captação, armazenamento e aproveitamento da água, que deverá suprir o abastecimento para uso em atividades que não necessitem de água potável, como na irrigação de plantas e gramados, na limpeza de pisos e pavimentos, em descargas sanitárias, entre outras.

De acordo com o texto, o Estado do Paraná deverá adotar em todos os empreendimentos realizados com recursos públicos, que venham a ser construídos e nos imóveis edificados pertencentes ao patrimônio do Estado, independente de sua utilização, medidas de conservação e uso racional da água.

Ainda deverão utilizar fontes alternativas de água que não sejam o sistema público de abastecimento. “Precisamos ter a consciência de que um dia a água pode acabar, seja em virtude da poluição, da degradação ambiental ou das mudanças climáticas, provocada pelas atividades humanas. O Poder Público tem o dever de dar exemplo e zelar por esse recurso natural essencial para a vida”, disse Leprevost.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados