No Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, Ney Leprevost lembra importância do Teste do Coraçãozinho

No Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, comemorado hoje, dia 12 de junho, o deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, destacou a importância do Teste do Coraçãozinho (exame de oximetria de pulso) que por lei de sua autoria passou a integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém-nascidos atendidos nas maternidades e hospitais de todo Paraná.

“O teste deve ser realizado ainda na maternidade, nas primeiras 48 horas após o nascimento, pois o tratamento de cardiopatias deve ser imediato”, disse Ney.

E complementou: “O exame tem cerca de 75% de eficiência na detecção precoce de cardiopatias congênitas e possibilita o imediato tratamento do recém-nascido”.

Através do teste é possível medir a concentração de oxigênio e verificar a circulação de sangue no organismo do bebê. O resultado é considerado normal se o nível de oxigenação for maior ou igual a 95%. Se o resultado for menor, o bebê deverá ser submetido a exames e precisará de acompanhamento cardiológico.

Na foto, o deputado Ney Leprevost com Maureen Classe, presidente da Associação Paranaense de Crianças Cardiopatas Coração de Leão (APCL), e a voluntária Maria Silvia Martinucci

(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *