Ney Leprevost vota a favor de projeto que apoia a produção de abelhas sociais nativas

O deputado Ney Leprevost, membro da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa, votou a favor do projeto de lei nº 225/2016, de autoria do deputado Rasca Rodrigues, que dispõe sobre a criação, manejo, comércio e o transporte de abelhas sociais nativas (Meliponídeos), no Estado do Paraná.

De acordo com o texto, o objetivo do projeto além de criar um marco regulatório para a atividade, é incentivar que os apicultores paranaenses possam adotar a meliponicultura e combater o risco de extinção de várias espécies de abelhas nativas.

O projeto prevê que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) faça a regularização dos meliponicultores e realize um cadastro estadual para traçar um perfil da situação da atividade no Paraná. Pela proposta, os pequenos meliponicultores (até 100 colmeias) e agricultores familiares, estarão isentos das taxas do IAP para a regularização.

Ainda estão previstos no projeto, a criação de um selo de certificação para identificar e distinguir os produtos desta cadeia produtiva e a cobrança para que produtores com mais de 50 colmeias utilizem mais de três espécies nativas.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *