notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost pede implantação de centro de hemodiálise no litoral

Compartilhe!

O Brasil tem apresentado um crescimento de 10% por década no número de pacientes, que devido ao agravamento de quadro renal, tem a sobrevivência ligada a uma máquina de hemodiálise. O percentual salta aos olhos e serve de alerta para a sociedade.

Preocupado com o crescimento da doença o deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, encaminhou documentos para a Secretaria de Estado da Saúde solicitando a implantação de um Centro de Hemodiálise no litoral do Paraná.

O pedido foi feito por um paciente que reside no litoral e relata existir apenas uma clínica de hemodiálise em Paranaguá, o que dificulta o tratamento para os moradores mais distantes deste município.

A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar o tratamento deve ser feita pelo médico especialista em doenças dos rins (o nefrologista).

O parlamentar ressalta que é preciso intensificar as ações de saúde preventiva em relação às mais variadas doenças, principalmente as relacionadas aos rins. “A importância dos cuidados que devemos ter com os rins é fundamental para evitar que cada vez mais pessoas tenham que se submeter ao duro tratamento de hemodiálise”, disse.

O primeiro passo para cuidar dos rins é simples: basta atenção aos fatores de risco. Os hipertensos, diabéticos, idosos com 60 anos ou mais e obesos mórbidos são os mais propícios a desenvolver doenças nos rins, assim como quem tem histórico familiar de doenças. Se tiver qualquer um desses fatores de risco, a pessoa deve procurar um nefrologista.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados