Ney Leprevost propõe programa de prevenção da síndrome alcoólica fetal

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que propõe um programa de “Prevenção e Conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal”, no Estado do Paraná.

A síndrome do alcoolismo fetal (SAF) é o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência da ingestão de álcool pela mãe durante a gravidez e durante o período preconcepção. Entre os sintomas encontram-se o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Atualmente é considerada a maior causa de déficit intelectual prevenível no mundo.

De acordo com o projeto, todos os anos durante o mês de setembro o Poder Público intensificará campanhas de esclarecimento, exames, ações educativas e preventivas com o objetivo de orientar a população sobre a Síndrome Alcoólica Fetal.

Segundo o deputado Ney Leprevost “a prevenção é a abstinência da ingestão de álcool durante o período da pré-concepção (de quatro a seis semanas antes da gravidez) e durante o período gestacional quando o sistema nervoso fetal está em formação. Por isso, é importante a informação”, disse.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *