Lei da Mamografia, de Ney Leprevost, já garantiu exames para mais de 1 milhão de mulheres (Via#EquipeNL)

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2017, o Brasil registre 58 mil novos casos de câncer de mama. No Paraná, esse número não deve passar de 4 mil casos, sendo que um dos principais motivos é o incentivo na prevenção através do exame da mamografia.

No Estado existe uma lei que garante a gratuidade do exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De autoria do deputado Ney Leprevost, a lei, que existe desde 2010, já beneficiou mais de um milhão de usuários.

Segundo levantamento feito na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a média de realização de exames de mamografia nos últimos 05 anos foi de 339.461. Somente neste primeiro semestre de 2017 já foram realizados mais de 200 mil exames.

Para o autor da lei, deputado Ney Leprevost, ver esses números é gratificante. “Esta lei salva muitas vidas, pois amplia o acesso aos exames na rede pública e incentiva a detecção precoce do câncer de mama. O câncer é uma doença curável, desde que diagnosticado precocemente e tratado de maneira adequada”.

De acordo com a lei, a mamografia gratuita e periódica pode ser realizada nas cidades com população maior ou igual a 30 mil habitantes. O exame deverá ser realizado em um prazo máximo de 30 dias após solicitação do médico credenciado.

(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *