Ney Leprevost se posiciona contra redução da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana (Via#EquipeNL)

O deputado Ney Leprevost se posicionou contrário ao projeto de lei 527/16 que pretende reduzir em quase 70% a Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

Segundo o parlamentar, que é presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, a Escarpa Devoniana é a maior área de proteção ambiental do Sul do Brasil e engloba várias rotas turísticas.

A Escarpa Devoniana é uma formação geológica que corta 12 municípios do Sul ao Norte Pioneiro do Paraná. A redução da área, que cairia de 392 mil para 126 mil hectares, pode ameaçar patrimônios naturais e pontos turísticos do Paraná, como o Buraco do Padre e o Cânion do Guartelá. “Precisamos proteger a natureza e nossas atrações turísticas. O futuro da humanidade está atrelado ao desenvolvimento sustentável”, afirma Ney.

Recentemente, o Ministério Público do Paraná também se manifestou contrário à proposta em tramitação na Assembleia Legislativa por entender que “a região ficaria à mercê de interesses econômicos, em total prejuízo ao meio ambiente e à população que vive ali e é influenciada por aquele ecossistema”.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, criada em 1992, delimita a paisagem dos campos naturais, uma vez que, nas últimas décadas, houve uma expansão de plantações de soja e florestamentos de pinus, gerando uma mudança generalizada no uso da terra.

(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *