Ney Leprevost na prevenção as doenças renais (via #EquipeNL)

Atualmente, mais de 100 mil brasileiros são submetidos ao processo de hemodiálise em decorrência de doença renal crônica (DRC). Estima-se ainda que haja um aumento de 10% no número desses pacientes no País a cada ano.

A informação, divulgada na semana passada pelo jornal Folha de Londrina, é um alerta para a importância dos cuidados com a saúde e da realização de exames simples, mas que podem indicar a presença de DRC ainda no início.

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, ressalta a importância das ações preventivas em relação às mais variadas doenças, principalmente as relacionadas aos rins.

O parlamentar é autor de projetos relacionados ao tema como: o que dispõe sobre a reserva de vagas em estacionamentos de hospitais e clínicas aos doentes renais e o que estabelece diretrizes para a política estadual de atenção integral a saúde dos doentes renais.

Abaixo seguem algumas dicas para cuidar dos rins:

– Adotar um estilo de vida saudável, passando pela prática regular de exercício físico.

– Manter uma alimentação variada e rica em alimentos frescos (vegetais e frutos), com poucas gorduras e pouco sal.

– Evitar a ingestão de alimentos salgados e proteínas em excesso, pois irão exigir um esforço acrescido no funcionamento dos rins.

– Beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

– Evitar o álcool.

– Controlar periodicamente a diabetes e tensão arterial.

(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *