Amanhã, quarta-feira (21), é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual de Saúde e Cidadania e autor da Lei Estadual sobre a Conscientização da Síndrome de Down, lembrou a importância de informar e conscientizar as pessoas sobre a luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
“As crianças com Síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social”, disse Ney.
A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.
(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).