Aprovado projeto de Ney Leprevost sobre conscientização dos riscos do consumo excessivo de sódio (Via #EquipeNL)

Foi aprovado em primeira discussão, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei de autoria do deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, que institui o “Programa de Conscientização dos Riscos do Consumo Excessivo de Sódio”.

De acordo com médicos especialistas, a redução do consumo de sódio ajudaria na diminuição de doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. No Brasil, 315 mil pessoas perdem a vida, todos os anos, em decorrência de doenças cardiovasculares, que têm a hipertensão como um dos principais fatores de risco.

Estima-se que a diminuição do consumo de 5 gramas diárias de sal significaria uma queda de 6% a 14% na mortalidade por derrame e queda de 4% a 9% na mortalidade por infarto.

De acordo com o projeto, o estado ficará encarregado de promover uma ampla divulgação sobre o tema. Entre as ações que integram o Programa de Conscientização dos Riscos do Consumo Excessivo de Sódio estão: alertar a população sobre os alimentos que possuem alto teor de sódio; prevenir e controlar as doenças provocadas pelo excesso de sódio; contribuir para a formação de práticas alimentares saudáveis; fortalecer e ampliar as ações de fiscalização da situação nutricional dos alimentos; e estimular a indústria alimentícia a reduzir o teor de sódio em seus produtos.

O projeto recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça e de Saúde Pública.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *