Ney Leprevost apresenta projeto que garante acolhimento para mulheres vítimas de violência sexual (Via #EquipeNL)

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, protocolou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que dispõem sobre o acolhimento das mulheres vítimas de violência sexual no Sistema Público de Saúde no Estado do Paraná.

De acordo com o projeto, o acolhimento às mulheres vítimas de violência sexual deverá ser realizado em local reservado e com direito a acompanhante, pautado pela ética, privacidade, confidencialidade e sigilo, além de ser realizado por etapas.

Após serem acolhidas, as vítimas de violência sexual deverão receber atendimento clínico, psicológico e social e serão encaminhadas para continuidade dos cuidados em uma unidade de atenção primária à saúde, ou outro serviço da rede de atenção conforme a necessidade apresentada.

Ainda de acordo com o texto, nos casos em que a vítima promover a identificação do agressor, o profissional de saúde responsável pelo atendimento deverá promover a comunicação imediata à autoridade policial. A vítima deverá ter a sua disposição todos os exames clínicos e tratamentos médicos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de diagnosticar e tratar possíveis doenças sexualmente transmissíveis.

(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *