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Estado lança aplicativo que facilita a contratação de autônomos

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O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, lançaram nesta segunda-feira (18) o aplicativo Paraná Serviços, uma solução inovadora que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do Estado. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas.

Serviços como diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro fica muito mais fácil de encontrar no Paraná. O aplicativo, que já está disponível para os sistemas Android e IOS, vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, além de aumentar a empregabilidade e tirar os trabalhadores da informalidade. “Esta ferramenta vai agilizar a vida de quem busca uma colocação no mercado de trabalho, ligando de uma ponta a outra quem oferece e quem procura por um serviço específico”, destacou o governador.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio de sua Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho, e desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

“A plataforma demonstra como o poder público pode ser um instrumento de soluções para a população e um indutor de desenvolvimento de novos negócios”, afirmou Ratinho Junior. “Queremos fazer com que o Estado seja um grande instrumento de desenvolvimento da área de tecnologia e crie ferramentas que facilitem a vida das pessoas”, enfatizou.

QUALIDADE DE VIDA – O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, explicou que outras categorias devem ser incluídas no leque de opções do aplicativo. “O nosso objetivo, com o Paraná Serviço, é aumentar a renda dos trabalhadores do Estado e, por sequência, a qualidade de vida da população”, disse. “Quem utilizou o serviço poderá avaliar o trabalho feito pelo profissional, como acontece com outros aplicativos. Quanto melhor avaliado, mais serviços o profissional pode conseguir”, explicou.

CADASTRO E CAPACITAÇÃO – Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que eles se tonem Microempreendedor Individual (MEI).

O cadastro dos profissionais no aplicativo será feito, preferencialmente, nas Agências do Trabalhador, que também ficarão responsáveis pela capacitação desses profissionais para manusear a ferramenta.

Uma pesquisa realizada pela Celepar em 2017 indica que 35% das pessoas que buscam emprego nas agências têm potencial para exercer uma atividade profissional autônoma.

INOVAÇÃO – Para o desenvolvimento do aplicativo, foram utilizadas metodologias consolidadas no mercado, como o Desing Thinking, que visa produzir uma ferramenta que atenda a necessidade do usuário, promovendo a facilidade de uso e objetividade para o resultado.

Segundo o presidente da Celepar, Allan Costa, o aplicativo é mais uma iniciativa de uso da inteligência associada à tecnologia para melhorar a vida do cidadão. “A ferramenta permite aproximar uma demanda que existe no mercado a profissionais que têm condições de prover esse serviço”, disse. “O APP é muito intuitivo, ele vai conduzindo o cidadão no uso. Ele pergunta para o usuário se ele é um prestador de serviços ou quer contratar e, a partir disso, com dois ou três cliques na tela o processo está completo”, explicou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; o assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria de Justiça, André Telles; o diretor do Departamento do Trabalho da pasta, Ederson Colaço; os presidentes da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin; da Cohapar, Jorge Lange; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o diretor-geral do Detran, Cesar Kogut; o chefe do Gabinete Militar da Governadoria, major Welby Pereira Sales; o deputado federal Stephanes Júnior; a primeira-dama Luciana Saito Massa; e o ex-governador Mário Pereira.

BOX
Confira algumas dicas importantes para utilizar o aplicativo:
Para o contratante:

O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita – basta informar as características do serviço e as opções de trabalhadores será exibida para a contratação.
A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços.
Ao final, deve confirmar o pedido ao trabalhador para facilitar o orçamento.
O app também permite a troca de mensagens entre contratante e contratado.
Escolhido o profissional de sua preferência, marcar a data de realização do serviço.

Para o contratado
O contratante reservará o dia em que deseja o serviço na sua agenda. Então o contratado receberá um aviso e deverá confirmar ou rejeitar o agendamento.
A principal seção do aplicativo é a de agendamentos. Nela, o contratado tem acesso a todos os seus compromissos: pendentes, confirmados e finalizados.
Antes de reservar um dia na agenda, provavelmente o contratante enviará uma mensagem com a cópia do pedido para que o profissional passe um orçamento. É preciso ficar atento.
Todas as seções e configurações do aplicativo estão reunidas no menu.
Outra seção é a de destaques. Se você é uma confeiteira, pedreiro, ou marceneiro, por exemplo, adicione fotos dos seus melhores trabalhos.
O profissional recebe direto do contratante o valor cobrado pelo serviço realizado.

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