notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Municípios do Paraná aderem ao Programa Criança Feliz

Compartilhe!

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná já ampliou para 42 municípios paranaenses o Programa Criança Feliz desde sua implantação no mês de abril. A meta é que até o final do ano chegue aos 248 municípios elegíveis no Estado, considerando os 399 existentes.

Para isso a coordenação Estadual do Programa Criança Feliz da Sejuf está realizando reuniões técnicas aos municípios no intuito de trazer o município para o programa. De acordo com o coordenador Carlos Bostelman, “estamos levando inicialmente o plano de apresentação do programa, com o convênio, aos municípios da Região Metropolitana, para que depois possamos ampliar ao estado inteiro chegando no final do ano com a meta de 62% das cidades incluídas no Criança Feliz”.

Para o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, “a importância da adesão dos municípios, das famílias e da sociedade é no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância”.

O Programa que é desenvolvido pelo Ministério da Cidadania com a Sejuf, por meio do Departamento de Assistência Social, tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, apoiando a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados pós-gravidez, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho do cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade.

PONTO CENTRAL – O ponto central do Criança Feliz é a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças até os 3 anos de idade. O programa atende também crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar. Mas, no Paraná, será estendido para a chamada segunda infância, com atendimento a crianças de até 12 anos.

Também estão previstos o acompanhamento de mães detentas e seus filhos no sistema prisional e a busca de parcerias com universidades para a inclusão de profissionais de enfermagem e de odontologia no atendimento às crianças.

COMO ADERIR AO PROGRAMA – São elegíveis ao Programa os municípios que tenham Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com registro no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social e pelo menos 140 pessoas que sejam público prioritário do Programa.

Ao município que tiver essas delimitações, o gestor da assistência social deve acessar o Sistema Rede SUAS com seu CPF e senha. Depois, basta preencher o Termo de Adesão ao Programa Criança Feliz e encaminhá-lo para aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social, cuja aprovação também deverá ser inserida no sistema.

(Via #Equipe) #ratinho_junior #NeyLeprevost

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados