Servidores participam de capacitação do Projeto CidadanizArte

Os servidores dos Centros de Socioeducação (Censes) e as Casas de Semiliberdade de Curitiba e Região Metropolitana estão recebendo capacitação para fortalecer a integração entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas com práticas restaurativas e atividades de ressocialização.

Essas práticas fazem parte do Projeto Cidadanizarte, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná com a parceira da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), do Instituto Aurora, Instituto Mais Cidadania e UFPR. Participaram do treinamento 30 servidores dos Centros de Socioeducação (Censes) Fazenda Rio Grande, Joana Richa, São Francisco e São José dos Pinhais.

Nesta gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o projeto recebeu uma nova configuração que implica, num primeiro momento, no trabalho com os servidores das quatro unidades. “O objetivo do CidadanizArte é promover a educação para a garantia de direitos, estabelecendo um vínculo com os adolescentes e servidores dos Centos de Socioeducação para sua ressocialização”, diz o secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost.

O trabalho teve início em junho e, dentre os servidores que estão participando, estão psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, pedagogos, agentes de segurança socioeducativos e professores.

Para a terapeuta ocupacional do Cense Joana Richa, Kelys Cristine Pizzatto. “Nessa capacitação abordamos temas que enfrentamos no dia-a-dia dentro das unidades, que pelo fato da rotina acaba se perdendo. Então é sempre bom fortalecer práticas restaurativas com os adolescentes e com os profissionais, para que o trabalho de inserção ao convívio social seja cada vez mais comum”.

O chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo, David Antônio Pancotti, reforçou que por meio das rodas de conversa, práticas restaurativas e atividades lúdicas, o intuito é despertar nos adolescentes e jovens a percepção de sua condição pessoal e social, bem como sobre as dificuldades e oportunidades na vida.

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *