Procon-PR resolve 80% dos conflitos em até 10 dias

O Procon-PR, órgão de defesa do consumidor vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, registrou 96 mil atendimentos no primeiro semestre de 2019. E o índice de resolutividade é impressionante: 80% dos casos são solucionados em até 10 dias.

A plataforma digital consumidor.gov.br, com 45.256 atendimentos, já é o meio mais acionado pelos consumidores que querem fazer uma reclamação contra fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo. Depois, foram 21.771 atendimentos presenciais, 19.629 por telefone; 9.583 por email e 404 por carta. As cinco empresas que mais foram alvo de queixas são operadoras de telefonia e, juntas, respondem por 40% das reclamações.

“Somente nos canais preliminares de solução de conflitos disponibilizados pelo órgão, aproximadamente 80% dos consumidores tiveram sua demanda resolvida, percentual bastante positivo”, avalia a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. “Importante destacar que a grande maioria já utiliza o consumidor.gov.br, no site ou por aplicativos, para fazer suas reclamações. É a modernização no atendimento”, ressalta.

“Esses registros demonstram o comprometimento do órgão com o consumidor paranaense, em solucionar problemas frequentes de reclamações e de abusos por parte de fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo”, completa o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

Tipos de atendimento – Segundo a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, são vários os serviços para que o consumidor tenha um bom atendimento. “Temos a simples consulta, que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas na compra de produtos ou contratação de serviços; a Carta de Informações Preliminares (CIP), que demanda uma intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores (no prazo médio de 10 dias), e a abertura de Processo Administrativo, que requer a realização de uma audiência de conciliação entre as partes e sujeita o fornecedor às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor”, explicou Claudia.

Apenas no primeiro semestre, foram realizadas cerca de 5,5 mil audiências.

Plataforma digital – A plataforma consumidor.gov.br, serviço oferecido pelo Procon-PR, permite que o consumidor reclame sem sair de casa, pelo computador ou pelo smartphone.

Claudia Silvano lembra que o Procon-PR trabalha incansavelmente para divulgar o consumidor.gov.br para o cidadão, já que a ferramenta é simples e está disponível em todo o Paraná, bastando que o consumidor tenha acesso à internet.

Além do site, a plataforma de reclamações está disponível também em aplicativos para IOS e Android:

•Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.consumidor

•IOS – https://itunes.apple.com/br/app/consumidor-gov/id1086176447?mt=8

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

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