Workshop aborda o Desafio Detox Digital na família

Evento neste dia 12/08, gratuito e aberto a toda a comunidade, vai abordar o excesso do uso de tecnologias entre crianças e adolescentes e como lidar com o assunto dentro de casa

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso ético, saudável e seguro dos recursos tecnológicos digitais, e em alusão ao Dia Nacional dos Pais, comemorado no próximo domingo, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promove no dia 12/08 (segunda-feira) o I Worlshop Desafio Detox Digital na Família, gratuito e aberto a toda a população.

Dentre assuntos a serem abordados estão alguns temas de extrema relevância para pais de crianças e de adolescentes nesses tempos de acesso cada vez mais fácil a conteúdos e a contatos diferentes por meio de computadores e smartphones.

Dentre eles, estão o fortalecimento dos vínculos afetivos na atualidade; a qualidade nas relações humanas e a comunicação real x virtual; o “controle parental” segundo o Marco Civil na Internet; e a Pedagogia do Olhar na Família Contemporânea. As palestras sertão feitas pela psicóloga Roseane Bernartt, a pediatra Iolanda Maria Novadski, a educadora Cineiva Campoli Tono e a advogada Maria Christina dos Santos.

Também participará por webconferência o coordenador-geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Daniel Celestino de Freitas Pereira.

“É preciso despertar um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do uso das ferramentas digitais”, afirma o secretário Ney Leprevost. “As ferramentas tecnológicas digitais foram criadas para melhorar e agilizar a vida dos seres humanos, mas o uso inadequado ou excessivo pode causar inúmeros problemas, principalmente para crianças e adolescentes”, completa.

Detox Digital – O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa Detox Digital Brasil, lançado em julho pelo governo federal. A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho teve participação ativa na elaboração do projeto, que engloba uma série de ações e atividades para alertar a população sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia, oferecendo conhecimento a respeito dos limites e dos perigos envolvidos no manejo diário de smartphones, tablets computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados a internet.

Parceiros – São apoiadores do evento o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Força-Tarefa Infância Segura; Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná; Instituto Tecnologia & Dignidade Humana.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas presencialmente no local do evento ou antecipadamente pelo e-mail detoxdigital@seju.pr.gov.br (para receber certificado de participação é preciso informar nome, telefone e função/instituição).

SERVIÇO
Workshop “Desafio Detox Digital na Família”
Data: 12/08 (segunda-feira)
Horário: Das 14h às 17h
Local: Celepar – Rua Mateus Leme, 1561 – Bom Retiro, Curitiba (PR).
Entrada franca
Inscrições no local ou antecipadamente pelo e-mail detoxdigital@seju.pr.gov.br

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *