Curso gratuito de smartphone para idosos é sucesso na Paróquia de São Bráz

“Eu consegui aprender e ganhei até diploma”, disse a aposentada Teresinha Capra Carvalho que, aos 85 anos se inscreveu no curso de smartphone e comprou seu primeiro celular na manhã desta sexta-feira (30). “Não imagina minha alegria. Moro sozinha e estou encantada com o YouTube. Posso ver o mundo pelo meu telefone”, explicou.

Ela e outros 53 idosos participaram esta semana do curso básico e gratuito sobre smartphones, que aconteceu no salão paroquial da Igreja São Bráz. Promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar ), em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o curso foi um verdadeiro sucesso de aceitação e aproveitamento. “Ações como essa são importantes para democratização da tecnologia e também para ampliar o conhecimento dos idosos, facilitando o contato com familiares e amigos que podem participar de redes sociais como o Whatsapp, Facebook, YouTube e Instagran”, disse o secretário Ney Leprevost, afirmando que o smartphone é uma ferramenta fundamental para facilitar a vida de todos, independente da faixa etária.

Dona Neyde Santoro Cipullo, 80 anos, estava eufórica. “O curso serviu para ampliar o que eu já sabia. Tinha muitas dúvidas e ainda trouxe minha irmã e minha tia, que não eram muito digitais”, contou.

No curso, os idosos aprendem a personalizar o celular, colocar ou trocar o papel de parede, aumentar o volume, o tamanho das letras, editar e excluir contatos e, claro, ler e responder as mensagens. “Eu tinha medo até de apertar botão que não conhecia no celular. Depois desta semana estou mais segura e certa que vou aproveitar o máximo meu telefone”, disse Cecília Dalzira da Cruz, 64 anos, moradora no São Bráz.

O secretário Ney Leprevost, que participou da formatura da turma, lembrou que vários municípios estão recebendo o curso de smartphone para idosos. “Estamos levando junto com o Paraná Serviços, este curso ao interior do Paraná, para que cada vez mais os paranaenses tenham uma vida mais digna e inclusiva”, falou.

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *