Iniciativa da Secretaria de Justiça do Governo do Paraná vai ajudar a tirar as crianças de casa para brincar ao ar livre

A valorização do cuidar e do brincar será colocada em prática no próximo dia 28 de setembro, quando a o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) lança o projeto-piloto Família no Parque. A primeira edição será em São José dos Pinhais, na Praça da Juventude, que será inaugurada no mesmo dia no bairro Guatupê, quando serão realizadas atividades monitoradas para proporcionar um momento de estreitamento familiar nas relações entre pais e filhos.

A atenção às crianças é uma prioridade do governador Ratinho Junior. “Por isso estamos promovendo o Família no Parque, que vai oferecer um dia lúdico e informativo para as famílias”, explicou o secretário Ney Leprevost, lembrando que é preciso estimular o “desparedamento” das relações da família com a criança.

Pesquisas internacionais na área da infância apontam que crianças que vivem nos centros urbanos passam 90% do tempo em ambiente fechado. No Brasil, mais de 40% das crianças passam apenas uma hora por dia ou, até menos, brincando ao ar livre. “Quando as crianças brincam em espaços públicos ou circulam pelas ruas da cidade tem a possibilidade de explorar o mundo que as cercam”, disse Ângela Mendonça, chefe do Departamento de Políticas para a Criança e a Adolescência da Sejuf.

O Família no Parque contará com uma equipe de professores e recreadores e terá atividades como arteterapia, rodas de contação de histórias, além de brincadeiras como bete ombro, corda de pular, dominó e trilha, bola, cozinha infantil, 5 marias, bilboquê, elástico, peteca, carrinhos, bolinha de sabão, quebra cabeça, bexiga, tatame EVA, mesa e fantoche.

A Sejuf tem o o apoio dos seguintes parceiros: SESC (equipamentos de recreação, recreadores e monitores), Escola de Pais (orientação aos pais presentes de como lidar com os desafios atuais da educação e no relacionamento, por meio de rodas de conversa), Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (jogos colaborativos) e Associação Paranaense de Arteterapia (música, pintura, artesanato, teatro).

SERVIÇO
Família no Parque
Data: 28/09 (sábado)
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Praça da Juventude – Bairro Guatupê – São José dos Pinhais-PR

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *