notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Secretaria da Justiça alerta para importância da denúncia em casos de violências contra mulheres

Compartilhe!

No dia 10 de Outubro é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data é de extrema importância: só no Paraná, em 2018, foi registrado um caso de violência contra a mulher a cada 24 minutos. Os dados fazem parte do 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e compila os casos de homicídios (dentro dos quais estão inclusos os feminicídios), de violência doméstica (lesão corporal dolosa), estupro e tentativa de estupro.

Diante de tantas violências, denunciar se faz extremamente necessário, como explica a Chefe do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher, Mara Sperandio, “a denuncia é extremamente importante pra quebrar o ciclo de violência contra a mulher”. Silvane Farah, membro do Departamento, também afirma, “sem denúncias não há dados, e sem dados o Poder Público não pode tomar as medidas e atitudes cabíveis para acabar com a violência”.

Denúncia – Qualquer pessoa pode denunciar um ato de violência contra mulher, até a própria vítima, de forma sigilosa e anônima. Para isso, o governo Ratinho Junior disponibiliza alguns canais importantes: o telefone 190, da Polícia Militar, aciona uma viatura para ir até o local. Caso a violência já tenha ocorrido, é possível denunciar ligando para o Disque Denúncia 181 ou pelo site www.181.pr.gov.br, que encaminhará para um órgão responsável tomar as medidas cabíveis. Se o Ônibus Lilás estiver no município, também é possível fazer denúncias e receber apoio jurídico e psicossocial.

Também é possível fazer denúncias diretamente na Delegacia da Mulher. Caso a cidade não tenha uma delegacia especializada para o atendimento, a denúncia poderá ser feita em uma delegacia comum. O Ministério Público também recebe este tipo de denúncia.

Há ainda um canal nacional de atendimento especializado para receber denúncias de violência contra mulher, por meio do número 180. O serviço criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) é gratuito, anônimo e funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.

“São vários canais disponíveis, e o importante é não se calar diante de uma situação de violência contra a mulher”, diz o secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho.

É importante lembrar que existem medidas legais, como a Lei Maria da Penha, que ajuda a proteger mulheres, e também projetos especializados em garantir o acolhimento de mulheres que passaram por situações de violência, e possibilitar que as denúncias ocorram sem revitimização, como as Casas da Mulher Brasileira, Centros Especializados de Atendimento À Mulher (Ceam), e Casas-Abrigo.

O Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher – órgão vinculado a Secretaria da Justiça, família e Trabalho (Sejuf) – tem desenvolvido diversas ações de prevenção e combate à violência contra a mulher, dentre elas palestras sobre empoderamento feminino e incentivo da autoestima, atendimento com o Ônibus Lilás que leva informações e atendimento psicossocial e jurídico à mulheres em diversos municípios, seminários de capacitação em escritórios regionais do estado, e principalmente ações que visam expandir a conscientização sobre os direitos das mulheres.

TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:
•Violência física: conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Exemplos: tapas, socos, empurrões, queimaduras, empurrões, tortura.
•Violência psicológica: ameaças, cárcere privado, manipulação, insultos, ciúme excessivo, perseguição.
•Violência sexual: o estupro é a forma mais conhecida, mas a violência sexual também ocorre de outras formas, como: matrimônio forçado, proibição de uso de métodos contraceptivos, exigência de práticas que vão contra a vontade feminina.
•Violência patrimonial: ocorre quando a mulher tem sua renda ou patrimônio subtraídos ou destruídos pelo agressor. São comuns casos de extorsão, apropriação de bens e estelionato.
•Violência moral: quando o agressor tenta fragilizar e denegrir a reputação da vítima, seja por meio de calúnia, difamação, exposição de conteúdo íntimo ou críticas mentirosas.

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados