CEAS aprova o repasse de R$ 25 milhões para a implantação do Programa de Atendimento Intergeracional (PAI)

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) aprovou nesta sexta-feira (08), em reunião ordinária, a implantação do Programa de Atendimento Intergeracional (PAI), da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Os recursos para a construção chegam a R$ 25 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).

O programa vai promover o convívio social e comunitário saudável e produtivo entre jovens, pessoas idosas e famílias. “É uma preocupação que o governador Ratinho Junior tem com a área social. Por isso estamos trabalhando para tirar do papel as políticas públicas para os idosos e para a juventude”, disse o secretário Ney Leprevost.

A interação entre jovens e idosos num mesmo espaço de convivência pode ajudar a reduzir o sentimento de solidão dos mais velhos e contribuir sobremaneira com a educação das jovens, explicou o professor Tadeu Átila, chefe do Departamento de Assistência Social, da Sejuf.

As ações do PAI serão voltadas ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, referenciados aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para ampliar a rede de proteção e de apoio aos jovens, pessoas idosas e suas famílias.

Municípios contemplados – Para a implantação do Programa de Atendimento Intergeracional (PAI), o Conselho Estadual de Assistência Social estabeleceu critérios para a escolha dos municípios, com base em indicadores de população, socioeconômicos, socioassistenciais e de vulnerabilidade. Foram listados como prioritários 40 municípios, responsáveis por mais de 60% do conjunto de 172 indicadores estatísticos utilizados para medir as questões de incremento da população, pobreza, desempenho municipal em questões socioeconômicas e gestão socioassistencial, entre outros.

Os primeiros 40 municípios paranaenses aptos a aderirem ao programa são: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Araucária, Paranaguá, Apucarana, Toledo, Pinhais, Arapongas, Umuarama, Piraquara, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Sarandi, Cambé, Castro, Paranavaí, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Pato Branco, Cianorte, Campina Grande do Sul, Rolândia, Irati, Guaratuba, Medianeira, Ibiporã, Palmas, Prudentópolis, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Lapa.

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *