Secretaria de Justiça, Família e Trabalho leva serviços ao litoral na Operação Verão Maior

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) estará presente nos seis maiores balneários paranaenses durante o verão, levando serviços, informações, orientações e até oportunidade de trabalho para os veranistas e moradores da região. “Estaremos oferecendo intermediação de vagas de emprego nos ônibus itinerantes da Agência do Trabalhador, dentro da ação do Programa Emprega Mais Litoral, e também orientações para mulheres e idosos e atividades para as crianças”, explica o secretário Ney Leprevost, lembrando a prioridade de levar aos paranaenses dignidade e oportunidade com a oferta de vagas de trabalho para quem mais precisa, gerando mais emprego e renda no Estado.

A ação estará sendo desenvolvida em Praia de Leste (10/01), Matinhos (17/01), Guaratuba (24/01 e 21/02), Caiobá (31/01), Shangri-lá (07/02) e Matinhos (14/02) com os seguintes serviços: intermediação e encaminhamentos a vagas de trabalho e auxílio na baixa de Carteira de Trabalho Digital; cadastro, orientações e revalidação de carteira de artesão; atendimento psicossocial, assistência a saúde e aferição de pressão no Ônibus Lilás.

Para a juventude, com idade entre 15 e 29 anos, estará disponível o requerimento da Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual; além de apresentação de Shinobi Spirit, um evento de cultura pop e batalhas épicas de League of Legends, e parcerias com prefeituras para oferta de atividades culturais.

A Força-Tarefa Infância Segura levará às praias informações do Detox Digital, um programa que orienta pais e filhos a permanecer um dia inteiro desconectado de celulares, videogames, computadores e demais equipamentos que se conectam à internet, realizando atividades em família, exercícios físicos, leituras, práticas esportivas, passeios, entre outros. Na área da inovação, haverá orientações sobre os aplicativos Paraná Solidário e Paraná Serviços e, para as famílias, um dia de parque, com uma série de atividades gratuitas para as crianças e toda a família, como jogos colaborativos, arteterapia e rodas de conversa. Também será apresentada a campanha da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca-PR) “Não engula o choro”, composta de cartazes, flyers e cartilhas.

As Carretas do Conhecimento estarão em Pontal do Paraná de 12/12 a 17/1, e em Matinhos de 6/1 a 31/1 de janeiro. As carretas são unidades móveis que levam cursos profissionais ao interior do Estado, idealizadas pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Volkswagen e o Senai-PR.

Cadeiras anfíbias garantem o banho de mar de pessoas com deficiência

Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho de mar no litoral paranaense, graças ao projeto Praia Acessível. Cadeiras anfíbias que possibilitam que pessoas com mobilidade reduzida entrem com segurança na água do mar. As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso.

Onde encontrar cadeiras acessíveis

De 21/12/2019 a 05/01/2020 e de 18/01/2020 a 01/03/2020 (Diariamente, das 9 às 19 horas)
Guaratuba: Praia do Morro do Cristo, Praia Central (Vila Real) e Caieiras
Matinhos: Praia Brava (Pipeline), Praia Mansa (final da rotatória da avenida Curitiba)
Pontal do Paraná: Praia central da avenida Atlântica na Praia de Leste
Ipanema: praia central na Avenida Atlântica
Shangri-lá: praia central na Avenida Atlântica

De 06/01/2020 a 17/02/2020 – Diariamente, das 9 às 19 horas)
Guaratuba: praia do Morro do Cristo, Praia Central (Vila Real) e Caieiras
Matinhos: Matinhos: Praia Brava (Pipeline), Praia Mansa (final da rotatória da avenida Curitiba)
Pontal do Paraná: Praia central da avenida Atlântica na Praia de Leste
Ipanema: praia central na Avenida Atlântica
Shangri-lá: praia central na Avenida Atlântica

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *