Secretaria da Justiça pede que sociedade ajude a prevenir crimes contra a Criança durante isolamento ocasionado pela pandemia

Com o fechamento de escolas e isolamento social devido às ações para conter a propagação da pandemia de coronavírus, crianças e adolescentes de todo o Paraná precisam de cuidados especiais. Por isso, Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Conselho Estadual dos Direitos da Criança (Cedca) e Conselhos Tutelares do estado estão atuando em conjunto.

Além ter sua rotina diária modificada, as crianças também podem se transformar em alvo de ameaças à sua segurança e ao seu bem-estar neste período de reclusão, incluindo maus-tratos, exploração sexual, exclusão social e separação de cuidadores. “Fomos alertados por promotores de justiça sobre riscos de aumento da violência contra crianças devido ao isolamento. Estamos muito preocupados com isto. Tem gente que perde a cabeça em situações de crise, além disto as estatísticas mostram que as vezes existem agressores dentro da própria família. Atos de covardia contra as crianças não ficarão impunes. Precisamos que a sociedade ajude a fiscalizar. O telefone para denúncias é o 181”, explica o secretário Ney Leprevost.
Uma das primeiras ações foi o envio de um comunicado do Cedca aos conselheiros tutelares, alertando sobre como a Covid-19 vem mudando a vida de crianças e suas famílias, aumentando o risco violência doméstica contra mulheres e meninas, bem como abusos.

Angela Mendonça, presidente do Cedca e chefe do Departamento de Política para a Criança e o Adolescente da Sejuf, lembra a importância do Disque-Denúncia 181, que recebe denúncias de abuso e agressão a crianças e adolescentes 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, com discagem gratuita e de forma anônima. “É importante ficar de olho na vizinhança, entre os amiguinhos dos filhos, a qualquer sinal de maus-tratos. Nessa hora, todos somos guardiões”, diz Ângela. Ela lembra que a campanha “Não engula o choro” busca a conscientização nesse sentido e que os flyers e cartazes estão disponíveis para donwload no link http://www.justica.pr.gov.br/Noticia/Sejuf-e-Cedca-PR-relancam-campanha-Nao-engula-o-choro.

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *