notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Secretaria de Justiça informa que desde o início da pandemia, Procon-PR já registrou mais de 16 mil atendimentos

Compartilhe!

O Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), já registrou desde o início da pandemia do coronavírus mais de 16 mil atendimentos pelos diversos canais oferecidos pelo órgão de defesa do consumidor. Pela plataforma consumidor.gov.br – serviço oferecido pelo Procon-PR e que permite ao consumidor reclamar online –, houve um aumento de aproximadamente 30% em relação ao mês anterior à pandemia.

Só sobre preços abusivos, o Procon-PR recebeu mais de 2.800 denúncias de consumidores, o que é um número bastante significativo. “Os registros estão sendo triados e, ao todo, já houve mais de 600 estabelecimentos notificados”, alerta o secretário Ney Leprevost, que tem acompanhado de perto as ações de fiscalização do órgão.

Leprevost esclarece ainda que o trabalho de apuração é bastante complexo e serão analisadas notas fiscais de compra e venda de produtos apresentadas pelos estabelecimentos notificados. “As notas se referem a períodos anteriores e concomitantes à pandemia”, explicou.

“Se constatada a prática abusiva, os fornecedores estão sujeitos à multas que variam de R$ 800 a R$ 8 milhões”, disse a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.
Claudia orienta ainda que o primeiro caminho a ser utilizado pelos consumidores é a plataforma consumidor.gov.br. “Participam do serviço mais de 670 empresas, entre elas todas as operadoras de telefonia, bancos, financeiras, companhias aéreas, grandes redes de varejo. Uma vez realizado o registro, a empresa tem o prazo de 15 dias para dar uma resposta ao consumidor. Mas as respostas sempre acontecem em prazo menor”, conta.

Caso a empresa contra a qual o consumidor precisar reclamar não participe da plataforma consumidor.gov.br, o Procon-Pr oferece ainda dois outros serviços, que estão disponíveis no página do Procon-Pr, nos seguintes links:

FAÇA AQUI SUA RECLAMAÇÃO – www.procon.pr.gov.br/modules/inscrit_quest/formulario.php?codigo=24

DENUNCIE AQUI ABUSOS NOS PREÇOS DE PRODUTOS – www.procon.pr.gov.br/modules/inscrit_quest/formulario.php?codigo=23&fbclid=IwAR3x-a2Kqlj0WIuEeKrjYQ2o9bXnyHEuFJfFjzeV3CUbUrmTTp5XP6rYP6Y

(Via #Equipe) #RatinhoJunior #NeyLeprevost

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados