Ney Leprevost propõe diagnóstico precoce para crianças com disfunções urinárias

O deputado Ney Leprevost protocolou na Câmara Federal projeto de lei propondo a garantia da realização do exame de ultrassonografia para crianças com sintomas de disfunção miccional atendidas pelo sistema Único de Saúde – SUS.

De acordo com o texto, deverão ter direito à realização do exame as crianças que apresentarem os sintomas característicos da doença, que são: perda urinária diurna ou noturna; falta de vontade de urinar mesmo com a bexiga cheia; dificuldade em esvaziar a bexiga e consequente acúmulo de resíduo vesical; dificuldade em urinar ou conter a urina; febre associada à infecção urinária; e qualquer outro sintoma que o médico responsável considerar indícios de disfunção miccional.

O objetivo é detectar o problema da disfunção miccional no início. Segundo os especialistas, o problema de se realizar o diagnóstico muito tarde é ficar com cicatrizes nos rins. Essas cicatrizes podem afetar a função renal ocasionando doença renal crônica ou mesmo hipertensão arterial.

O parlamentar ainda alerta que a criança também pode ter sua vida social comprometida e muitas delas sofrem bullying dos amigos por não conseguirem conter a urina.

(Via Assessoria de Imprensa) #EquipeNL

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *