notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Paraná conquista melhor resultado desde 2004 na geração de empregos com 168 mil postos de trabalho com carteira assinada

Compartilhe!

O Paraná teve um saldo positivo de 15.059 novos empregos no mês de setembro, com um acumulado em 2021 de mais de 168 mil novos postos com carteira assinada. Foi o melhor resultado para o período desde 2004. Os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, colocam o Estado como o quarto do país que mais gerou empregos formais. De acordo com o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o resultado reflete o esforço do governo Ratinho Junior na recuperação econômica, pós-pandemia.

“Segundo o Caged, o Paraná teve a melhor geração de empregos da sua história, até setembro deste ano, são mais de 168 mil novos postos de trabalho. Nós estamos bastante otimistas com os meses de outubro e novembro, até porque neste final de ano acontecem contratações temporárias. Além disso, a gente vê que havia uma demanda reprimida, no setor de serviços, devido à pandemia, e agora voltou a empregar bastante”, afirma Leprevost.

De acordo com o relatório do Caged, de setembro, 283 municípios paranaenses apresentaram resultado positivo (em que o número de contratações supera o das demissões). O setor que mais empregou foi o de serviços, com 7.102 novos postos, seguido do comércio, com 4.633 empregos a mais. A indústria em geral também teve um resultado positivo com 3.336 vagas a mais.

“O resultado do Caged demonstra que o Paraná vem mantendo o nível de empregos, gerando saldos positivos, principalmente nos grandes centros urbanos, que foram os mais afetados pela pandemia. Os serviços , o comércio e a indústria mostram que estão em plena recuperação”, explica a chefe do Departamento de Trabalho da Sejuf, Suelen Glinski.

Resultados por cidades – Curitiba é a cidade que mais gerou novos empregos, com um saldo positivo de 2.911; Maringá ficou em segundo lugar com 1.014 postos a mais; seguida de Londrina, com 886; Foz do Iguaçu, com 719; Cascavel, com 676; São José dos Pinhais; 562; Toledo, 424; Francisco Beltrão, 403; Fazenda Rio Grande, 399 e Colombo, 398.

Setores em recuperação – No acumulado de janeiro a setembro, a indústria obteve o melhor resultado com um saldo positivo de 46.964. O setor de comércio e reparação de veículos, foram 37.070 novos postos; no setor de informação, comunicação e atividades financeiras gerou 35.965 empregos. A construção civil abriu 16.675 vagas.

Necessidade de qualificação – O secretário Ney Leprevost destaca a necessidade de qualificar os trabalhadores para potencializar as contratações no Estado. “Na semana passada fizemos um mutirão, com 40 empresas, 1.600 vagas, e no dia nós conseguimos preencher 900 dessas vagas. Então tem trabalhadores que não estão adequados às vagas oferecidas no mercado. É importante que as pessoas pesquisem que profissionais as empresas estão precisando e se qualifiquem, façam cursos profissionalizantes. Existem opções gratuitas até por EAD”, disse.

(Via Assessoria de Imprensa – Edson Fonseca)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados