notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Secretário Ney Leprevost determina que Força-Tarefa Infância Segura intensifique ações para alertar sobre o mal causado pelo “cigarro eletrônico”

Compartilhe!

O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost, alertou para os graves efeitos que os cigarros eletrônicos têm causado à saúde de crianças e adolescentes e determinou à Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) que faça uma campanha preventiva sobre os perigos dos dispositivos vaporizadores, chamados de Vape. O objetivo é conscientizar pais e responsáveis a ficarem atentos aos danos causados por esta prática.

“Notícias alarmantes de mortes de adolescentes em virtude do uso dos cigarros eletrônicos em todo o mundo nos levam a reforçar as ações que temos realizado desde o surgimento desses dispositivos. Entre outros males, esses cigarros contribuem para aumentar a exposição de crianças e adolescentes à nicotina. E comprovadamente causam dependência”, afirma o secretário Ney Leprevost.

De acordo com especialistas, os líquidos comercializados para vaporização contêm propilenoglicol ou líquidos derivados de glicerina vegetal com nicotina, substâncias saborizadas, metais e outros produtos químicos. Já os líquidos de sabor doce têm uma quantidade maior ainda de produtos químicos.

*MAIS PERIGOSO QUANTO O CIGARRO* – Assim como o cigarro convencional, o cigarro eletrônico faz mal, principalmente devido à liberação de nicotina. A nicotina é uma das substâncias com maior poder de causar dependência. “Eu mesmo sou fumante. Mas faço questão de alertar que o uso de cigarro convencional pode causar diversos danos à saúde, inclusive câncer. Quanto ao cigarro eletrônico, conheço pais de crianças que tiveram convulsões aqui mesmo no Paraná”, conta Ney.

A melhor orientação que os pais podem dar para seus filhos em relação a cigarros e outras drogas, lícitas ou não, é: Não experimentem. Pois no começo vocês vão gostar. Depois irão se viciar. E, com o tempo, sofrerão grandes danos. As drogas, além de afetarem a saúde física, podem debilitar a saúde mental dos usuários. Isto vale para todas elas. Inclusive as que não são proibidas pela lei brasileira.

*CRIANÇA DE 12 ANOS MORRE NA RÚSSIA* – De acordo com notícia publicada no jornal O Globo, um adolescente morreu e uma jovem está em coma por “envenenamento” depois de fumarem juntos em uma festa do pijama, em Byisk, Sul da Rússia, segundo a polícia local. Denis Shnayder, de 12 anos, não pôde ser salvo. Ele fez uso de cigarro eletrônico com a irmã, que se chama Viktoria e tem 18 anos, e uma amiga, Anastasia, de 17, que está internada em coma no hospital. Os três foram encontrados, inconscientes, pela avó de Anastasia.

Tendo em vista o número crescente do uso de cigarros eletrônicos e narguiles por crianças e adolescentes, e levando em consideração que estudos indicam que jovens que se utilizam desse tipo de equipamentos passam a se utilizar de cigarros convencionais em poucos meses, a Fortis realizou, no ano de 2021, as seguintes ações:

– Em agosto de 2021, a operação integrada em parceria com Procon, Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), Receita Federal, Urbanismo e a Guarda Municipal para o combate e apreensão de cigarros eletrônicos. Nesta operação três pessoas foram presas e 6.287 essências de narguilé, 3.014 essências líquidas para cigarros eletrônicos, 862 cigarros eletrônicos e 168 acessórios, como ponteiras, refil e carregadores, foram apreendidos.

– Divulgação de vídeos informativos, produzido pelo Projeto “Dr. Bartô e os Doutores da Saúde”, com a temática Cigarros eletrônicos, disponíveis nos links: https://www.youtube.com/watch?v=5zpa2LxEQvk / https://www.youtube.com/watch?v=eKw2f4L2nEk

( Via assessoria de imprensa )

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados