ALEP APROVA PROJETO DE NEY LEPREVOST PARA CONSCIENTIZAÇÃO E SOBRE LINFOMA E LEUCEMIA

A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou esta semana projeto de lei do deputado Ney Leprevost de conscientização sobre Linfoma e Leucemia.
A idéia é propagar as informações sobre a doença para que as pessoas possam fazer o auto exame e buscar o diagnóstico precoce aumentando as chances de cura, afirma Ney.
O linfoma é um tipo de câncer que surge no sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. Pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é na adolescência, entre os 15 e os 19 anos, que acontece o maior número de casos. A principal característica da doença é o aumento dos gânglios da garganta, axilas e virilha, muitas vezes vistos a olho nu. Ainda não se sabe como prevenir. Por isso o autoexame é fundamental para que a pessoa note essas diferenças no seu corpo e procure um onco-hematologista, médico especialista desta área. Assim, quanto antes o linfoma for diagnosticado, maiores as chances de cura.
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. Estimativas de novos casos 8.510, sendo 4.570 homens e 3.940 mulheres em 2012.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 11 =