APROVADO PROJETO DE LEPREVOST QUE AUTORIZA PORTE DE ARMA PARA POLÍCIA CIENTÍFICA

Foi aprovado ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, em primeira discussão, o projeto de Lei de autoria do deputado Ney Leprevost, que autoriza o porte de arma de fogo para os servidores de carreira, ativos e inativos, do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, conhecidos como Polícia Científica. Segundo o deputado Ney Leprevost, a autorização para portar armas de fogo não será automática e os agentes deverão passar por testes e treinamentos.

O projeto, de autoria do deputado Ney Leprevost é uma demanda da própria classe que já vem sendo discutida desde 2011. A autorização deverá constar na carteira funcional do servidor e a comprovação da capacidade técnica e aptidão psicológica deverão ser aferidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública SESP.  

Esses servidores atuam em situações de risco, o porte de armas é essencial para garantir a segurança dos peritos nas cenas de crimes. Eles colaboram com os policiais civis, militares e membros do Ministério Público e também colocam em risco suas vidas e de seus familiares, disse Ney. 

O deputado Ney Leprevost explicou ainda que o projeto busca igualar os peritos paranaenses aos de outros estados, que já possuem o porte de armas.  O texto ainda vai passar por mais duas discussões na Assembleia Legislativa, antes de ser encaminhado para veto ou sanção do governador. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 20 =