APROVADO PROJETO DE NEY PARA MANTER MUSEUS, BIBLIOTECAS E PRÉDIOS HISTÓRICOS ABERTOS NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO

A Assembléia Legislativa aprovou esta semana projeto de lei do deputado Ney Leprevost instituindo no Calendário Oficial do Estado do Paraná, o Dia Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural.

O projeto de lei, que está sendo encaminhado para sanção do governador, estabelece que no feriado de 15 de novembro os prédios públicos, edifícios históricos, museus, universidades, bibliotecas, assembléias e tribunais deverão permanecer abertos para visitação pública.

As secretarias estaduais de Turismo e de Cultura ficarão responsáveis por promover nesta data apresentações musicais e culturais que representam os povos colonizadores do Paraná. Países como Estados Unidos, Uruguai, Peru e Chile, já tem iniciativas semelhantes a que está sendo proposta por Leprevost.

Será um dia dedicado a cultura e a cidadania. Uma data em que os pais poderão levar os filhos para conhecer um pouco da história, com visitas guiadas. Um momento para as pessoas refletirem sobre a importância de preservar o patrimônio público que a elas pertence, afirma Ney.

A idéia foi levada ao parlamentar pela senhora Anita Zippin e pelo desembargador Joatan Marcos de Carvalho.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 5 =