notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost vota favorável ao projeto para criação de censo para autistas no Paraná (Via #EquipeNL)

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, votou favorável nesta segunda-feira (18), Dia Mundial do Orgulho Autista, ao projeto de lei que dispõe sobre a realização do censo quadrienal das pessoas com autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Paraná.

O censo vai mapear as condições socioeconômicas das pessoas com TEA e seus familiares e identificará desde o grau em que transtorno se manifesta (leve, moderado ou grave) até a escolaridade. O Programa será executado pela Secretaria Estadual de Saúde, sem onerar os cofres do Estado, e proporcionará a elaboração de políticas públicas de atendimento para essa população.

O projeto prevê a realização do censo e seu cadastramento a cada quatro anos e as informações contidas no Programa serão sigilosas e com uso exclusivamente para fins estatísticos. Atualmente, o Estado do Paraná não tem ideia do número de autistas. Com a falta de dados oficiais, os autistas são uma população quase invisível.

Ney ressaltou a importância de políticas, ações e estruturas de apoio voltadas as pessoas autistas. “É muito importante que as mães, os pais, os profissionais das áreas de educação e de saúde se atualizem sobre este assunto. O esclarecimento evita muitos problemas. Queremos ver todas as crianças sendo respeitadas e compreendidas. O amor não tem limites”, afirmou Ney.

A proposta foi dos deputados Marcio Pacheco, Péricles de Mello e Maria Victoria.

<< Transtorno do Espectro Autista (TEA) >>

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que faz com que a pessoa pense e reaja a situações de maneiras atípicas. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, mais rapidamente a família pode iniciar as intervenções adequadas que consistem em terapias diversas, fonoaudiologia, acompanhamento psicológico, ensino adaptado e/ou outras abordagens.

(Via Assessoria de Imprensa – Pedro Mariucci Neto).

Crédito da foto: João Guilherme Clos.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados