DESEMBARGADOR TELMO CHEREM É O MAIS NOVO “CIDADÃO HONORÁRIO DO PARANÁ”

O desembargador Telmo Cherem recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná por proposição do deputado Ney Leprevost, durante sessão solene na noite desta terça-feira (20) na Assembléia Legislativa.  

Ao fazer uso da palavra, Leprevost relatou  a carreira do desembargador Telmo Cherem,lembrando o trabalho desempenhado pelo magistrado para o fortalecimento da justiça paranaense  além de ser um grande professor e conceituado   jurista do Paraná.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades como o governador do Estado,Beto Richa; o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça,Guilherme Luiz Gomes;o procurador de Justiça Marco Antonio Teixeira, representando o Ministério Público do Paraná; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Edson Vidal Pinto; o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Plauto Miró Guimarães ; o líder do Governo, deputado Ademar Traiano; o deputado Alexandre Curi, como 2º secretário da Mesa e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni .
O desembargador Telmo Cherem é natural da cidade de Tijucas, Santa Catarina e passou a residir em Curitiba no início dos anos 60. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná desde 1975, depois de ser distinguido com uma medalha de ouro pelo primeiro lugar alcançado ao longo do curso jurídico.
Atuou como advogado de 1976 a 1990, e foi professor de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUC-PR) e na Faculdade de Direito de Curitiba (hoje Unicuritiba), instituições onde também exerceu cargos diretivos. Em junho de 1990 foi nomeado como representante do Quinto Constitucional para o cargo de juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado, tendo obtido a maior votação do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil para integrar a primeira lista sêxtupla elaborada pelo órgão de classe, a partir da Constituição Federal de 1988.
Em fevereiro de 1995 Telmo Cherem foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, passando a compor inicialmente a Sexta Câmara Cível. Participou de diversas bancas examinadoras de concursos públicos para ingresso na magistratura, além de integrar comissões permanentes e especiais do Tribunal de Justiça. O mais novo Cidadão Honorário do Paraná também já presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, entre fevereiro de 2007 e janeiro de 2008. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 9 =