Estudante de apenas 15 anos é o primeiro colocado na Feira Brasileira de Ciência

Dentre as funções da Frente Parlamentar Pró-Leitura, estão o estímulo da busca pelo conhecimento e o reconhecimento de talentos. Como presidente do grupo, o deputado Ney Leprevost busca, sempre que possível, promover os que trabalham pelo conhecimento.

Seguindo a proposta de incentivo à leitura e construção de uma base sólida para jovens e crianças, Leprevost teve aprovada sua proposta de menção honrosa a Rhayssam Poubel Arraes que, com apenas 15 anos, foi premiado com o primeiro lugar em Ciências Humanas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) a FEBRACE.

Rhayssam procurou entender a influência que a televisão exerce nos adolescentes e como esse comportamento reflete na sociedade. Segundo o estudante do 1º ano do 2º grau do colégio Positivo, o trabalho começou a ser concatenado muito antes de sua redação: Há algum tempo que o comportamento dos meus colegas, buscando estética perfeita e procurando a felicidade no consumismo, me deixava curioso. Ao aprofundar a pesquisa nas teorias, pude entender que a televisão, por oferecer fácil acesso e ter grande apelo imagético é que exerce toda essa influência no comportamento da sociedade, principalmente nos jovens, relata o garoto.

Quando questionado sobre sua perspectiva para o futuro, Rhayssam diz que pretende participar mais vezes da FEBRACE e também conhecer outros projetos desenvolvidos na área de sua pesquisa. Sobre as influências que o levaram a produzir o projeto Mídia Televisiva: mãe dos sete pecados capitais, o adolescente conta que recebeu apoio da família, dos colegas de seu grupo de estudo, mas principalmente de sua orientadora, que o guiou pelo caminho da teoria em comunicação: Foi realmente uma experiência de vida poder realizar um trabalho como esse dentro da escola. Agradeço aos professores que me auxiliaram, ao próprio Grupo Positivo, que propiciou uma oportunidade como essa e ao deputado Ney Leprevost, por reconhecer meu trabalho, expõe o aluno.

Realizada nesta quarta-feira (03), a entrega do diploma que reconhece o talento de Rhayssam contou com a presença dos professores Durval Machado Tavares, diretor da Sede do Colégio Positivo da Ângelo Sampaio, Carlos Corlass, diretor Geral das Escolas Positivo, e Eduardo Galeb Júnior, diretor Administrativo do Colégio Positivo Júnior, que prestigiaram a homenagem feita por Leprevost.

Sobre a FEBRACE

Realizada anualmente desde de 2002, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) – Febrace é a maior feira de ciências e engenharia no país. Com o objetivo de estimular o conhecimento, a criatividade e a pesquisa científica, o evento reúne alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os projetos apresentados na Febrace são classificados em diversas categorias estabelecidas a partir dos segmentos das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e da Engenharia e suas aplicações. A feira, promovida pela USP no primeiro semestre de cada ano, é referência no Brasil para a apresentação de projetos científicos produzidos por alunos da Educação Básica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =